Acaba de chegar a Brasília um negócio inovador. Trata-se da franquia BagNews, mídia de anúncios em sacolas feitas de papel reciclado e biodegradável. A sacola/mídia ecológica é distribuída gratuitamente em estabelecimentos cadastrados, que abrem mão da sacolinha plástica na hora de embalar os produtos. A tinta utilizada na impressão das propagandas é à base de água.
Os comércios que adotam a BagNews não têm qualquer custo e ainda sua clientela tem acesso a informações de produtos e serviços. A sacada do negócio é justamente lucrar com os anúncios de produtos e serviços de determinada região. Além das publicidades impressas na própria sacola, os anunciantes podem incluir encartes e materiais promocionais (folders, catálogos, cardápios e etc.).
Segundo a franqueadora da BagNews, há várias vantagens em anunciar nas sacolinhas ecológicas, como o baixo custo unitário, todos os anúncios são de capa e atingem a principal camada sócio-econômica de cada região. A funcionalidade da sacola e seu sentido ecológico também contribuem para a sua aceitação pela clientela e com a imagem de sustentabilidade do comércio que a utiliza. Além disso, a BagNews pode ser reutilizada em várias ocasiões. O anúncio circularia por muito tempo.
Sustentabilidade e lucratividade
A idéia é bem interessante e pode ser muito explorada. Como a sustentabilidade é o foco do mundo, o mercado passa a ser grande para iniciativas ecológicas.
Para lucrar com a BagNews, é preciso ter bons estabelecimentos cadastrados, tais como mercados, drogarias, lojas de bairros, ou seja, fechar parcerias com estabelecimentos com grande fluxo de clientes. Neste caso, a distribuição dessas sacolas teria volume maior, demonstrando para o anunciante que seu investimento será compensador, que seus serviços e/ou produtos serão divulgados em locais de respeitabilidade de grande fluxo de pessoas e, principalmente, que têm seu público-alvo.
Outra forma de atrair anunciantes para as sacolas ecológicas é organizar as propagandas de acordo com os estabelecimentos em que são distribuídas. Por exemplo, para as BagNews utilizadas em farmácias, seria interessante incluir anúncios de clínicas e academias, ou seja, publicidades de produtos e serviços que têm o mesmo público-alvo de drogarias.
A sacola também pode ser um bom veículo de comunicação para negócios de bairro. Os anúncios passam a ser mais diversificados e de acordo com o setor produtivo da região.
Saiba mais