Desde que o Windows Phone 8.1 foi lançado com um assistente por voz, o Android Lollipop e o iOS 8 também chegaram na praça, então é hora de juntar os adversários outra vez para mais um confronto. E o controle por voz está melhor do que nunca.
Em grande parte, como você pode ver, Cortana, Siri e Google Now estão quase empatados. Cada um deles consegue responder facilmente a maioria das questões padrão de controle por voz, e a Cortana fica bem num ponto equilibrado, oferecendo um pouco da personalidade da Siri mas sem a lentidão dela, que, aliás, está mais fácil de notar do que nunca, agora que os competidores chegaram a velocidades nunca alcançadas anteriormente.
Veja também: A primeira batalha dos assistentes de voz
Cada assistente tem suas falhas também, claro, que são perdoáveis, mas tornam o uso mais truncado. Peça a Cortana para ela lembrar de ligar para John Smith à uma da tarde e ela cria um lembrete recorrente para uma da manhã. Pergunte ao Google “o que eu vou fazer na sexta?” e ele joga esta frase no buscador em vez de abrir a agenda. E a Siri está mais competente que nunca no iOS, mas continua com a preguiça de sempre.
Ainda há muita coisa para melhorar, e mesmo sem ser o grande destaque de alguns anos atrás, o controle por voz está melhorando aos poucos. E é bom ele melhorar mesmo, já que vamos passar os próximos anos falando com relógios de pulso e alto-falantes.
O post Siri vs. Google Now vs. Cortana: a mais nova batalha da guerra do reconhecimento de voz apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.