X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Startup Beta List? Complementar, meu caro Watson! Participe.


computador_notebook_sebrae

Falar sobre o crescimento das startups no Brasil passa necessariamente pelo fortalecimento e desenvolvimento de um ecossistema favorável ao empreendedorismo digital. “Elementar, meu caro Watson” diria um grande amigo. Concordo, mas posso afirmar que mais do que elementar, essa atuação precisa ser complementar e sistemática a fim de produzir resultados positivos e estabelecer caminhos a serem trilhados por todos os atores nesse processo. A formatação de uma rede sólida que atue em sinergia é premissa para que a cada dia mais empresas nascentes atinjam crescimento rápido e potencializem ainda mais seus modelos inovadores de negócios.

O grande protagonista nesse processo é o empreendedor e é a partir de suas necessidades e anseios que outros atores se posicionam com o objetivo de facilitar o seu caminho: capacitação, gestão, investimento, inovação, mercado, entre outros fatores. O foco é o crescimento do empreendedor e a melhoria de competitividade da empresa sob o seu controle. A base para atuação é seguir, na prática, o conceito de rede, onde cada um tem seu papel e suas responsabilidades. Colaboração, pensamento coletivo, troca e compartilhamento de informações são características do empreendedorismo digital e devem ser a tônica dessa atuação. Todos devem ganhar. Em uma rede 1 + 1 pode e deve ser maior que 2. Quando um ganha, todos ganham direta ou indiretamente.

E quem compõe esse ecossistema? Todo e qualquer ator que possa contribuir com o sucesso dos empreendedores e empresários. Vivemos um momento de efervescência no surgimento de novos atores, o que é muito bom para o ambiente. Entretanto, é importante e necessário se privilegiar as sinergias e minimizar ao máximo as sobreposições. Unir forças é pauta essencial nesse processo inicial de estruturação. Outro ponto a ser trabalhado é facilitar a identificação e o acesso do empreendedor ao ecossistema, sabendo quem e quando procurar.

fdb url sherlock holmes

A frase “elementar, meu caro Watson” é atribuída ao personagem Sherlock Holmes, mas dizem que não consta nos livros originais. Na dúvida, é melhor fazer sua startup ou organização aparecer neste documento de referência 😉

Com base nisso, podemos destacar a iniciativa denominada STARTUP BETA BRASIL que tem como objetivo ser um documento de referência para estudo das startups brasileiras. Trata-se de um documento aberto, colaborativo e orgânico que, além de conceitos e definições sobre o tema, conta, inicialmente, com a participação e apresentação institucional, de oito relevantes atores do ecossistema – ABSTARTUPS, Sebrae, ABVCAP, Apex Brasil, Anjos do Brasil, UP Brasil, Startup Brasil, no qual cada um explica sua atuação e se coloca à disposição do empreendedor de acordo com o seu momento empreendedor que passa por curiosidade, ideação, operação, tração, até se tornar um modelo de sucesso.

Como o próprio nome diz, a proposta é que o documento seja dinâmico e constantemente atualizado e que tenha a adesão de todos os atores capazes de fortalecer e fazer a diferença no ecossistema. Durante a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo – CASE 2014 o documento foi apresentado e já teve adesão de vários outros atores que, em breve, farão parte do mesmo.

Entender e atender os empreendedores digitais passa necessariamente por coordenar as ações e facilitar o acesso dos empreendedores às informações e parceiros essenciais ao seu sucesso. Esse é o pontapé inicial para um ecossistema forte favorecendo o sucesso de empreendedores e empresas.

O post Startup Beta List? Complementar, meu caro Watson! Participe. apareceu primeiro em Startupi.com.br.

decae beMBgBG

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot