X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Startup carioca pega táxi para fazer negócios em mais seis países – e lança novo aplicativo hoje


d easy taxiConversei com o Tallis Gomes, co-fundador da Easy Taxi, sobre a internacionalização da empresa. Imaginada em julho de 2011 durante uma edição do programa de aceleração Startup Farm e lançada em abril de 2012, a empresa teve seu DNA internacional ativado (“o nome já foi elaborado pensando nisso”, defendeu o empreendedor) quando recebeu investimento da Rocket Internet em outubro.

Hoje, já tem taxistas e passageiros utilizando Easy Taxi em quatro capitais brasileiras, mais as capitais da Coréia do Sul, México, Peru, Colômbia, Argentina, Venezuela. Perguntei se a empresa tinha expandido para esses países aproveitando a atuação da Rocket, aí o Tallis pontuou que a incubadora opera em 70 países, então não é o único critério – e isso também não torna o sucesso automático.

No início da EasyTaxi, apenas poucos taxistas usavam smartphones, mas hoje isso já mudou bastante. O Tallis conta qual é o método que sua equipe usa para expandir sua rede. “Fazemos ações para captação de taxistas nas cidades em que estamos presentes. Se o taxista já tem smartphone, conseguimos fazer a captação na hora. Se não tiver, indicamos parceiros onde ele pode adquirir seu smartphone. Se entendermos que o taxista é importante numa determinada área, e que ainda não temos taxistas suficientes naquela área, então o taxista pode alugar da gente um aparelho”.

Para operar em outros países, a Easy Taxi busca inicialmente um country manager. “Na Coréia, por exemplo, perguntamos se a Rocket tinha alguma indicação, e acabamos chamando um cara que já tinha trabalhado na Rocket. Foi bem fácil”. Depois, a empresa traz o profissional para trabalhar uns dias junto com a equipe original, no Brasil. “É para pegar a metodologia, os processos. Mas em alguns casos, dependendo de como o country manager atua, se já conhece o modelo, não há necessidade”. E o desempenho? “A Coréia é o segundo país com maior resultado para nós depois do Brasil e deve-se ao fato de 80% da população usar smartphone lá, e a conexão é excelente. No geral, temos sorte de adotarmos um modelo já comprovado e de ter um nome bom que funciona em todo lugar que as pessoas precisarem de um taxi e de facilidade”.

Perguntei ainda se um brasileiro, quando abre negócios no exterior, sente alguma diferença no ambiente legal – da mesma forma que estrangeiros sentem quando vem ao Brasil. “Sinto claramente, foi muito mais prático abrir em outros países”, expressou com a mesma serenidade quando fala que gosta de testar as corridas de táxi, ir junto nas ações de cadastramento de taxistas e de quando fala que vendeu o carro para iniciar a startup e nunca mais comprou outro (“agora só ando de táxi”).

Nova versão – Tallis revelou que hoje ao meio-dia liberaria uma versão nova do Easy Taxi nas lojas de aplicativos. “Daremos mais funcionalidades. Os taxistas queriam ver o endereço onde o cliente está, antes de aceitar a corrida. O Easy Taxi já filtrava as chamadas e encaminhava apenas para taxistas próximos, mas não mostrava o endereço. Já era bom para o taxista e para o passageiro. Agora vamos mostrar, porque o trânsito tem suas características”, explicou. No Brasil, a Easy Taxi atende no Rio, em SP e está iniciando em Belo Horizonte e Brasília.

 

 

d Q ykEaCouI

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot