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Todos os funcionários são marketeiros.


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Marketing é muito importante para ficar apenas nas mãos dos marketeiros da empresa. Todo funcionário tem que ter atitude de marketeiro – ainda mais nos dias de hoje onde o marketing tradicional não funciona mais.

Seja você funcionário de um escritório de advocacia ou vendedor em uma loja de sapatos, marketing deveria parte das suas atividades diárias, e da sua atitude perante o trabalho.

Marketing não é propaganda; marketing não termina quando o cliente compra. Marketing é uma corrente de ações que tocam o cliente antes, durante e depois da compra. Se o seu trabalho não faz parte dessa corrente de ações, você não faz parte da solução da empresa que é geração de receita, você faz parte dos problemas da empresa, que é geração de despesas.

Anota uma coisa MUITO IMPORTANTE: Não é mais possível construir a marca de uma empresa ignorando os seus funcionários.

Lá vai uma série de idéias para você transformar os funcionários da empresa em verdadeiros marketeiros.

1. Use as redes sociais para promover a sua empresa. A coisa mais ridícula que tem é você ver uma empresa com 30 funcionários não ter nenhum dos seus posts na Facebook curtidos ou compartilhados pelos funcionários. A empresa não deixa você usar as redes sociais durante o dia? FODA-SE! Entra na Facebook pelo seu celular ou tablet particular e curta, comente e compartilhe as coisas da empresa. Talvez a empresa realmente não mereça que você faça isso; mas, me ame quando eu menos mereço porque é quando eu mais preciso.

2. Palestras em Faculdade. Uma das coisas mais díficeis hoje em dia é conseguir atrair talentos para as nossas empresas. As melhores faculdades são um excelente celeiro de pessoas talentosas. Procure os professores que dão aulas nas faculdades de onde deveriam sair os próximos funcionários da empresa, e se ofereça para fazer palestras sobre temas relevantes para os alunos. No final da palestra diga que a empresa está contratando.

3. Siga os jornalistas e formadores de opinião do seu mercado.  As melhores pessoas estão no Twitter compartilhando conteúdo. Siga essa turma, retwite o que eles falam, comente as melhores idéias, faça perguntas, esteja consistentemente em cima deles. Na bio do seu perfil deixe claro onde você trabalha, um dia eles vão procurar a sua empresa por conta do trabalho antenado que você faz.

4. Premie quem indicar negócios. Pague 100 reais para cada 50 novos visitantes do site da empresa que vierem via o blog do funcionário. Pague 200 reais para o funcionário que indicar novos funcionários, 500 reais para o funcionário que aproximar a empresa de pessoas que decidem dentro de clientes potenciais, 1.000 reais para quem fechar novos negócios. Trimestralmente, premie publicamente os melhores funcionários marketeiros da sua empresa.

5. Treine os funcionários em marketing. Periodicamente ensine aos seus funcionários o que é uma Política de Preços, o que é Propaganda, quais são os Produtos da empresa, o que é Ponto-de-Venda, o que são as Redes Sociais. Mostre quem são os concorrentes da empresa, compartilhe as tendências de mercado; ensine aos seus funcionários a inovar e pensar fora da caixa. Se não houver tempo para treinamento, envie um e-mail interno semanal para todos os funcionários com artigos sobre marketing. Faça videos curtos explicando todos esses conceitos, publique no YouTube, envie para todos os funcionários. Eu tenho CERTEZA que todo mundo tem interesse em conhecer mais sobre marketing. Afinal, TODOS SABEM que TODOS tem que melhorar o seu marketing pessoal e o marketing dos seus próprios departamentos. 

6. Envolva os funcionários na criação do marketing da empresa. Em 99% dos casos os funcionários ficam sabendo das campanhas de marketing depois que elas estão na rua. Convide os funcionários mais marketeiros da empresa a opinar sobre as campanhas de marketing enquanto elas estão na mesa de criação. Eu tenho certeza que todo funcionário inteligente tem uma opinião bacana sobre como deve ser o novo web site da empresa; ou que tipo de e-mail marketing deveriamos enviar para os clientes, ou que tipo de material impresso são neessários para fechar negócios. Marketing é MUITO IMPORTANTE para depender apenas da criatividade de uma ou duas pessoas. 

7. Envolva os funcionários na criação da PROMESSA da marca da empresa. Muitas vezes marketing é sobre criar a percepção de que somos melhores do que realmente somos. Marketing é uma espécie de PROMESSA que a empresa faz para o mercado. “Se você escolher a nossa empresa, nós PROMETEMOS que vamos entregar com qualidade, atendimento, preço baixo, inovação, blá blá blá”. Mais do que nunca, TODOS OS FUNCIONÁRIOS tem que estar comprometidos com aquilo que a empresa está se comprometendo publicamente a entregar. Uma vez que a PROMESSA esteja definida, assine o MANIFESTO DA PROMESSA com o sangue de todos os funcionários. TODOS tem que entender o que a empresa está prometendo entregar. Muitas vezes, a galera NÃO ENTENDE a promessa da empresa porque NEM O DONO da empresa sabe explicar CLARAMENTE o que é preciso entregar.  

8. Abra a cabeça dos diretores da empresa com uma peixeira! Se os funcionários da sua empresa não fazem nada das coisas que eu cito acima é porque os diretores da empresa fazem menos ainda. TORRA-SE dinheiro com treinamento sobre liderança todos os dias, mas esquecem de treinar os caras em marketing. Pega tudo que eu falei acima e mete dentro da cabeça dos cabeças-brancas. Se não entrar, corta o cara. Por melhor que seja, ele é despesa até que se envolva e se comprometa com iniciativas que geram receitas. 

Via RSS de BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.

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