X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Transplante de cérebro no robô Curiosity, em Marte, está completo


A NASA realizou um “transplante de cérebro” no robô explorador Curiosity: ao longo de vários dias, ele recebeu uma atualização do sistema operacional e apps. Agora ele está pronto para começar sua jornada de exploração ao longo da Cratera de Gale, rumo ao Monte Sharp em sua busca para encontrar vida – ou resquícios dela – no Planeta Vermelho.

O transplante de cérebro durou alguns dias. Ele não foi transmitido ao vivo como o pouso, mas tenho certeza de que os engenheiros comemoraram quando o upgrade acabou com sucesso. Afinal, atualizar um computador a milhões de quilômetros de distância não é fácil.

De acordo com a NASA, o rover agora está “otimizado para operar na superfície”, ou seja: ele pode começar a andar por Marte e usar seus instrumentos científicos – basta terminar de checar seu hardware. Em outras palavras, o Curiosity está no mesmo processo de boot e checagem de hardware que seu computador (ou smartphone) faz ao reiniciar após uma atualização. Se ele tivesse uma tela, agora estaria exibindo um logotipo da NASA.

O motivo da atualização é que o Curiosity ainda levava software usado na fase de Entrada, Descida e Pouso da missão. Agora esse software não serve de nada e foi substituído por um novo programa, que vai lidar com operações científicas e de navegação.

A equipe também está usando a câmera HiRISE da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que orbita ao redor de Marte, para ter uma ideia perfeita do que cerca o Curiosity, e para escolher a melhor trajetória que o robô deve percorrer. Esta é a última imagem “Você Está Aqui”, que mostra os arredores do Curiosity:

f gale crater

Esta visão colorida mostra a área ao redor do local onde o Curiosity pousou, dentro da Cratera de Gale em Marte. As cores foram reforçadas para destacar diferenças sutis, mostrando que a região de pouso é bem diferente das regiões ao sul, mais perto do Monte Sharp, que o Curiosity vai explorar. As cores azuis, na realidade, são mais próximas ao cinza.

A imagem acima não mostra o Monte Sharp, apenas as dunas que o precedem. Ela foi capturada seis dias depois que o Curiosity chegou a Marte. Um pixel na imagem original (clique para ampliar) equivale a 62 centímetros.

f di
f nAofGws

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot