X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Tudo para perder o cliente


Você sabe por que alguém deixa de comprar um produto? Pense de novo. Uma pesquisa da Get Satisfaction mostra que preço e qualidade não são os fatores mais relevantes para os consumidores. De acordo com o estudo (para ver o infográfico em tamanho maior, clique aqui), 68% dos clientes param de comprar quando percebem que a empresa não dá atenção a eles. Mas como dar ainda mais atenção se tudo o que o empreendedor faz é pensando nos consumidores? O segredo está na maneira como o produto ou serviço é oferecido. Já reparou que muitos clientes entram e saem de lojas sem que nenhum funcionário fale com eles? Ou como é difícil falar com um representante da empresa quando ocorre um problema com o produto? Tudo isso demonstra falta de comprometimento e afasta até os consumidores mais fiéis.

Serviço mal feito

A forma como o seu produto chega aos consumidores é mais importante do que a qualidade ou o preço. Cerca de 71% dos entrevistados afirmam que deixaram de comprar determinado produto por causa do tratamento que recebiam nos pontos de venda. E, quando isso acontece, 61% dos consumidores passam a comprar de outras marcas. Mas o que mais incomoda os clientes?

O levantamento do Get Satisfaction aponta as estratégias repetidas como principal motivo para um consumidor romper a relação com uma empresa. Em segundo lugar vêm as armadilhas dos serviços telefônicos, seguidas pela demora no atendimento, por representantes desinformados e pela dificuldade de mudar de setor de atendimento. E cada consumidor perdido custa, em média, 243 dólares para a empresa.

Romper essa relação não significa apenas deixar de comprar ou escolher o produto de um competidor. Quando um consumidor decide abandonar uma marca, ele faz isso em todos os níveis, inclusive na web. Além de não visitar mais o site ou acompanhar as novidades da empresa, os clientes insatisfeitos deixam de ser fãs da marca no Facebook e param de segui-la no Twitter, diminuindo ainda mais o alcance das estratégias de marketing dentro e fora das redes sociais.

Boca no trombone

Se o Twitter é uma ferramenta poderosa na relação entre marcas e consumidores, ele é ainda mais importante para quem está pensando em trocar de produto. O excesso de tweets e de autopromoção são os maiores responsáveis pela fuga de seguidores. Mesmo assim, não dá para abrir mão desse recurso: 65% das 100 multinacionais eleitas pela Fortune participam ativamente do Twitter não só como um meio de divulgar estratégias e campanhas publicitárias, mas também para engajar consumidores.

Outra mudança provocada pelas redes sociais é a facilidade para reclamar. Se o serviço eletrônico não ajudar, os consumidores não terão medo de publicar sua insatisfação na web. Aliás, a maioria costuma fazer isso antes mesmo de entrar em contato com a central de atendimento da empresa. Por isso, todo empreendedor precisa aprender a lidar com esse canal (quase) sem limites. Afinal, saber ouvir e responder às queixas é parte fundamental da relação com os clientes e um dos pontos que mais colaboram para a perda de consumidores.

fcbba lost customers

 

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot