X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Um aeromodelo de 226 kg testa a próxima geração do design de aviões


Embora o design ainda precise de mais apelo junto a viajantes civis de aviões (grupos de foco detestam assentos do tipo anfiteatro), o Blended Wing Body é uma grande promessa para operações militares. Para melhor estudar este design inovador sem jogar pelo ralo milhões de dólares em P&D, a NASA construiu uma versão menor da coisa — de controle remoto e em escala 1:8,5.

O X-48B não é um avião de controle remoto comum. Projetado pela Boeing Phantom World em conjunto com o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea, o X48 tem uma abertura de asas de 6,1 metros que reproduz com perfeição os recursos operacionais, aerodinâmicos e estruturais do conceito do Blended Wing Body. Um trio de motores a jato JetCat P200 impulsiona o modelo de 226 kg para até 219 km/h com um teto operacional de 3 km e tempo de voo de 40 minutos.

O design do Blended Wing Body (compreensivelmente impopular junto às empresas comerciais) possui uma série de vantagens sobre os aviões convencionais, especialmente como um transporte militar multifuncional, de grande capacidade e para longas distâncias. Achatar o corpo da aeronave para que ela funcione como parte da asa gera menos resistência, o que se traduz em alcance operacional maior, economia de combustível, menos barulho, maior capacidade de carga e custos de fabricação e manutenção menores.

O X-48 Concept foi criado no final dos anos 1990 por engenheiros da McDonnell Douglas. Depois que a McDonnell Douglas foi absorvida pela Boeing, a empresa trabalhou com o Centro de Pesquisas Langley, da NASA, para criar o precursor do programa X-48, um drone com hélices de 5,2 metros de comprimento que chegou a voar um pouco em 1997. Entretanto, na época em que o X-48A, um modelo BWB de 10,6 metros saiu do chão, em 2004, a Boeing já tinha cancelado o projeto.

Normalmente, quando projetos de P&D como esse são cancelados, eles permanecem assim. Entretanto, em 2007, a Boeing havia voltado a trabalhar pesado no X-48B — uma versão mais robusta e menor do design. Dois 48Bs foram construídos no Reino Unido pela Cranfield Aerospace. O primeiro voou em julho daquele ano nas instalações de testes de Dryden, da NASA, chegando a 2,28 km durante o voo de 30 minutos. “Testes anteriores em túneis de vento e os voos de testes que se sucederam foram focados em aprender mais sobre as características de controle de voo a baixas velocidades do BWB, especialmente durante pousos e decolagens,” disse Norman Princen, chefe de engenharia da Boeing para o projeto. “Saber o quão preciso são nossos modelos em relação a essas características é um importante passo no desenvolvimento deste conceito.” 92 voos de testes e quase dois anos depois, a Boeing e a NASA concluíram os testes iniciais do X-48B, em março de 2010.

Desde então, a Boeing vem trabalhando para aperfeiçoar ainda mais as habilidades do X-48. Embora montado a partir do chassis do X-48B, o novo X-48C é ainda mais silencioso que seu antecessor graças a um design de aeronave Hybrid Wing Body (HWB). Outras mudanças incluem a realocação dos winglets, da ponta das asas para próximos dos motores, o que ajuda a aumentar a estabilidade. Além disso, a Boeing substituiu o trio de  motores de 2,22 kN por um par de menores, de 0,4 kN. O modelo C fez o seu bem sucedido voo inaugural na última terça-feira, sobrevoando a Base da Força Aérea Edwards, no Deserto de Mojave, California. [Defense Systems – Wikipedia – NASA – Boeing]

dec di
dec YaMDyTHEIw

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot