X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Um detalhe no Facebook que respeita a identidade cultural das pessoas


Como brasileiros, estamos muito acostumados a ver mapas e representações do globo que mostram o Brasil em destaque, ou ao menos centralizam as Américas na exibição. Apesar de isso ser bastante normal para nós, favorecendo nossa posição geográfica, não se trata de uma representação que cause qualquer sensação de identidade entre os nativos da Europa, Ásia ou África. Para eles, essa representação do mapa mundi tem outro grafismo, e ressalta o contorno dos países “do outro lado” do globo.

Percebendo esse detalhe, o Facebook passou a mostrar, desde a última quarta-feira, um símbolo de notificação diferente para quem acessa a rede social a partir de países que não fazem parte das Américas – trata-se de um ícone que mostra o globinho com um outro desenho de mapas, fazendo o contorno dos continentes europeu, africano e asiático. Repare nas imagens.

Notif_Western.png.CROP.promovar-medium2 Notif_Eastern.png.CROP.promovar-medium2

Na mesma quarta-feira em que a novidade era liberada para um número mais amplo de usuários (deixando de ser apenas um teste), acompanhei a apresentação de Christian Rôças, do Facebook, no Social Media Day de SP, onde ele destacou a preocupação da rede social de tratar cada um como uma pessoa, ao invés do impessoal ‘usuário’.

Esse discreto detalhe de design mostra uma sinergia entre esse cuidado defendido por Crocas e outras iniciativas do Facebook divulgadas nesta mesma semana, como o lançamento do aplicativo Internet.org, que vai oferecer acesso gratuito a serviços mais ‘básicos’ da web, como buscas no Google, sites de previsão do tempo, Wikipédia e (claro) o próprio Facebook. O app, a princípio, será oferecido para os usuários de uma operadora de telefonia da Zâmbia, na África.

Preciso dizer, contudo, que eu pensei com carinho nos australianos e indonésios que não estão representados em nenhum desses mapas. Cadê uma versão pra Oceania, Zuck? 😉

dfb b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

dfb brainstorm d qjIDKrITs

dfb pLqSaJMRM

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot