X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Uma conta no Twitter avisa toda vez que um IP do governo federal editar a Wikipédia


Nesta segunda-feira, uma investigação da Folha revelou que PCs do Planalto foram usados para editar a Wikipédia, e incluir críticas a opositores. Na sequência, foi criado um bot do Twitter chamado @brwikiedits, que avisa quando usarem um IP associado ao governo federal para editar a Wikipédia.

A conta @brwikiedits diz monitorar IPs da Serpro – empresa pública que fornece serviços de TI ao governo – e também do Senado, Câmara dos Deputados, Supremo Tribunal Federal, Procuradoria Geral da República, Dataprev, Petrobras, Banco Central do Brasil, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

A conta existe há alguns dias, monitorando a Wikipédia em português, inglês e espanhol, e já reúne curiosidades. Por exemplo, tem alguém muito interessado em desenhos japoneses na Petrobras:

‘Super Sentai’ foi editada a partir da rede do(a) Petrobras – http://t.co/HZgMGNSQsa

— Brasil WikiEdits (@brwikiedits) 29 julho 2014

‘Digimon Adventure 02′ foi editada a partir da rede da Petrobras – http://t.co/pXSzMYFII6

— Brasil WikiEdits (@brwikiedits) 1 agosto 2014

Alguém na Caixa anda fazendo alguns ajustes em artigos sobre futebol:

‘Estádio Major Antônio Couto Pereira’ foi editada a partir da rede do(a) Caixa Econômica Federal – http://t.co/9XpNuXDiCo

— Brasil WikiEdits (@brwikiedits) 29 julho 2014

‘Campeonato Brasileiro de Futebol de 2014 – Série B’ foi editada a partir da rede do(a) Caixa Econômica Federal – http://t.co/i5dJXfMBvE

— Brasil WikiEdits (@brwikiedits) 29 julho 2014

E alguém na rede da Serpro vem insistindo em dois artigos que, em 1918, “o Império Alemão teria ajudado… Lênin a retornar à Rússia, inclusive financiando a tomada do poder político russo por parte dos Comunistas”.

‘Lenin’ foi editada a partir da rede do(a) Serpro – http://t.co/d8GWvWjxBv

— Brasil WikiEdits (@brwikiedits) 29 julho 2014

‘Tratado de Brest-Litovski’ foi editada a partir da rede do(a) Serpro – http://t.co/Mrwv9qEjBo

— Brasil WikiEdits (@brwikiedits) 29 julho 2014

Tudo começou no início de julho no Reino Unido, com a conta @parliamentedits: ela avisa toda vez que um artigo da Wikipédia é editado através de um IP do Parlamento britânico. A ideia foi replicada nos EUA, Canadá, Suécia e França – usando este script de código aberto – e chegou ao Brasil.

Funciona assim: cada grande órgão do governo possui um AS, um sistema autônomo de roteamento na internet. Cada AS, por sua vez, utiliza um conjunto pré-definido de endereços IP. Ou seja, obtendo o endereço IP, é relativamente simples identificar de onde ele vem.

Esta lista reúne os 240 principais AS que operam no Brasil: eles incluem provedores de internet, grandes empresas, redes de pesquisa e, claro, órgãos do governo.

Vale lembrar que a conta @brwikiedits não revelará toda vez que um PC do governo for usado para editar a Wikipédia. A enciclopédia só torna seu IP público se você estiver anônimo e não criar um usuário. Caso você se registre – o que leva menos de um minuto – seu IP será oculto.

Essa é a limitação de todos os bots semelhantes ao @brwikiedits. Mesmo assim, esta é uma ferramenta de transparência bastante necessária. Além disso, como vimos, os editores da Wikipédia sempre estão de olho. [@BRWikiEdits]

O post Uma conta no Twitter avisa toda vez que um IP do governo federal editar a Wikipédia apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

db jluqKZEU

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot