X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Um par de sapatos e muita inovação


De Estadão PME

e ciao maoEla recomeçou quando alguns já pensam em parar. Aos 50 anos, a designer Priscila Callegari, hoje com 55, decidiu fechar sua empresa de arquitetura promocional para se dedicar a uma paixão: sapatos. “Quando eu viajava, via modelos interessantes que não encontrava no Brasil”, conta.

Diante disso, matriculou-se em um curso de design de calçados. Dois anos depois, procurou o auxílio do Senai de São Paulo e do Sebrae de Franca para criar uma coleção original de sapatos.

Por meio de cursos e consultorias, percebeu que buscava criar algo moderno, com boa dose de criatividade e, ao mesmo tempo, com design. A solução foi criar sapatos customizados, um conceito novo mesmo fora do País.

Com tecidos variados, pingentes e tiras, Priscila criou acessórios que podem ser acoplados aos calçados, criando modelos novos a cada aplicação. Nascia assim, em 2008, a Ciao Mao.

A primeira loja foi aberta em Pinheiros, na cidade de São Paulo, com um investimento inicial de R$ 800 mil. Três anos depois, a empresa alcançou seu ponto de equilíbrio e já conta até com uma segunda loja. 

Das duas unidades saem cerca de 300 pares de sapatos por mês, que garantem um faturamento da ordem de R$ 2,4 milhões e que dobra a cada ano.

Veja quais foram os erros e acertos da história de Priscila:

Acertos: O grande acerto de Priscila foi inovar. Para isso, fez cursos e estudou o mercado antes de abrir o negócio. “Desenvolvi uma ideia tão bem amarrada que nunca pensei que pudesse dar errado”, explica. A inovação resultou em prêmios que deixaram a Ciao Mao em evidência. “Esse reconhecimento ajuda a dar credibilidade para a marca”, explica a empresária.

Erros: Apostar em apenas uma fábrica para produzir seus calçados trouxe prejuízos para Priscila. A primeira encomenda resultou em 350 pares de sapatos fora do formato adequado. Não teve jeito, precisou refazer o pedido para um novo fornecedor. Outro erro foi abrir a primeira loja em uma pequena vila. “No Brasil, escolher bem o ponto de venda é fundamental”, afirma.

Dica: A empresária alerta que sapatos precisam ser fabricados em grande escala para o custo não subir. E lembra que é preciso esforço e persistência para inovar, pois os fornecedores não querem assumir riscos, o que dificulta essa tarefa.”Se você acredita em uma ideia, estude e coloque a mão na massa. No início o caminho é longo, mas certamente é mais seguro”, diz.

Saiba mais

Ciao Mao

Via RSS de Faça Diferente

Leia em Faça Diferente

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot