X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Vídeo: como são feitos os aviões


Construir um avião de passageiros é uma tarefa monumental. Por exemplo, para o Airbus A350 virar realidade, foram necessários 4.000 engenheiros, mais de 7 anos de planejamento e inúmeros testes de cada componente – há 2,65 milhões de peças em cada avião desses. O vídeo abaixo mostra como ele é feito.

>>> Vídeo: o primeiro voo do Airbus A350 XWB, avião com fibra de carbono

Henry Reich, do canal Minute Physics no YouTube, explica o processo:

Tudo começa no planejamento: quantos passageiros o avião vai comportar? Qual distância ele vai percorrer? Quais as exigências dos aeroportos? Decididos esses detalhes, os engenheiros criam modelos e testam sua aerodinâmica usando simulações de computador e túneis de vento.

Além disso, cada sistema precisa ser testado individualmente: o trem de pouso, os flaps da asa e especialmente as turbinas. Existe um teste em que patos mortos são lançados em alta velocidade contra as turbinas, para ver se elas continuam girando o bastante para manter o avião no ar.

Quando o design do avião está pronto, é hora de fabricá-lo. A Airbus terceiriza algumas peças (como as turbinas e o trem de pouso) e faz outras, como as asas – ela usa fitas de fibra de carbono para revestir a superfície delas. Ela também fabrica a fuselagem, o estabilizador vertical – a “asa” na parte traseira – e o nariz do avião.

Feito isso, é preciso juntar todas as peças. Os módulos feitos fora da Airbus são levados de avião para… montar o novo avião. Ele vai tomando forma em um hangar: as asas são presas à fuselagem, o trem de pouso é instalado, os assentos são inseridos na parte interna, e a cabine do piloto recebe seus equipamentos. As turbinas são as últimas peças a serem instaladas, porque custam mais caro.

Então é hora de mais testes: os protótipos decolam e pousam em locais quentes, locais frios, com água na pista e com a cauda arrastando. Os aviões produzidos comercialmente também passam por voos de teste, e se forem aprovados, são entregues para as empresas de aviação.

Foto por EDDIE/Flickr

O post Vídeo: como são feitos os aviões apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

de pLmWNwErMYM

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot