X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Vídeo: dias antes de ser destruída, sonda da NASA parece quase tocar a Lua


Estes são os últimos vídeos das sondas espaciais gêmeas GRAIL, da NASA, antes de colidirem com a Lua. Elas receberam do Jet Propulsion Laboratory o nome carinhoso de Ebb e Flow (fluxo e refluxo), e ligaram suas câmeras de vídeo pela última vez três dias antes do impacto.

O vídeo é realmente belo: afinal, não é sempre que passamos tão perto da Lua.

As sondas GRAIL foram intencionalmente derrubadas pela NASA porque não tinham combustível suficiente para continuarem sobrevoando a Lua, depois de concluir com êxito a sua missão: criar um mapa de alta resolução do campo gravitacional lunar.

Para criar o mapa, as sondas GRAIL usaram micro-ondas ao longo da Lua, o que não é problema dado que ela não possui atmosfera. Na verdade, as sondas criaram o mapa de gravidade mais detalhado do nosso sistema solar. Segundo a NASA, “o mapa irá fornecer uma melhor compreensão de como a Terra e outros planetas rochosos do sistema solar se formaram e evoluíram”.

Isto também permitiu elaborar um mapa que mostra como a massa varia ao longo da superfície da Lua – e ele é insano, como você pode ver abaixo. A cor indica quanta massa está em certas partes do nosso satélite rochoso: vermelho indica mais massa; azul indica menos. [JPL/YouTube]

gobstopper

fbbc EiGCdSXDaU

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot