X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Virando a mesa da banda larga “impopular”


Da semana retrasada pra cá, venho acompanhando com interesse a repercussão dos leitores do Tecnoblog às notícias que concernem a banda larga popular. Como bem sabemos, o governo quer baratear o acesso à internet de alta velocidade aos brasileiros. Mas como isto está sendo proposto é alvo de muita polêmica.

Entre os comentários dos leitores, é quase unânime a opinião de que 300 MB de limite mensal para download é muito pouco, mesmo para um projeto popular. É difícil esmiuçar quanto isso representa em termos de navegação, mas calculando por cima, essa cota permite baixar uns 2 filmes de meia hora com qualidade mediana.

dfe info pnbl franquia

Franquias para o PNBL anunciadas até o momento

Os leitores do Tecnoblog estão habituados ao consumo ávido dos mais diversos tipos de conteúdo, e não me admiro que boa parte desse pessoal trabalha, estuda, lê, se informa, se comunica e se diverte quase que exclusivamente pela web. Houve até quem atestasse que gasta 80 GB mensais de tráfego!

Contudo, estamos falando do acesso à web a milhões de brasileiros que nunca tiveram acesso nenhum até hoje. Não se trata apenas de informação e relacionamentos, mas até do exercício de sua cidadania. Além do singelo correio eletrônico, que é uma janela para o mundo, estamos falando de serviços públicos e da reinvidicação de direitos dos mais básicos. Muitas vezes, em lugares onde até os meios analógicos lhes são negados!

Para essas pessoas, e para o que se propõe o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), os 300 MB são suficientes; afinal, o que importa aqui é uma assinatura que não pese no orçamento dos brasileiros mais humildes, que calculam as despesas do mês na ponta do lápis, de moeda em moeda. E não um desbunde internético para um público sedento por diversão, algo que, além de tudo, derrubaria de vez a nossa já saturada infraestrutura.

Mas é exatamente na questão preço que a “porca torce o rabo”.

A proposta de R$ 35 por 300 MB de tráfego a 1 Mbps de velocidade continua cara. Basta algumas poucas contas para notar que isso pouco difere dos serviços já oferecidos — naturalmente, onde há estrutura e concorrência que permitam preços competitivos. Além de ser um valor que pesa no bolso de quem mais precisa, tem a questão do compromisso mensal, que por si só já espanta muita gente.

Talvez a solução já esteja diante dos nossos olhos. Não somos o país dos pré-pagos? Analisemos o recuo da telefonia fixa no Brasil, frente ao crescimento exponencial da telefonia móvel. Mesmo pagando muito mais pelo minuto de uma chamada, as pessoas rejeitam o compromisso mensal. O que elas desejam é a conveniência: pagar quando querem e quando podem.

Na banda larga móvel pré-paga há planos interessantes, a 33 centavos ao dia, sem precisar de computador: por R$ 9,90 descontados nos créditos, o cidadão pode navegar 40 MB ao mês, a 1 Mbps, em seu celular. Estourando a cota, apenas abaixa-se a velocidade. Ou então, aos internautas ocasionais, pode-se pagar apenas 50 centavos caso deseje usar a internet apenas nas próximas 24 horas.

Adaptar o modelo da internet móvel à banda larga popular poderia sim promover a inclusão digital de milhões de brasileiros. Em vez de uma assinatura mensal, a aquisição de créditos em minutos, com a mesma fórmula do limite mensal de tráfego e de velocidade. Também pode-se dar a opção de compra de créditos, igualmente a preços populares, para quem não tem computador: as operadoras instalariam suas próprias lanhouses — outro fenômeno tupiniquim —, que funcionariam da mesma forma que as agências telefônicas já existentes em cidades do interior.

O PNBL se transformaria numa espécie de “orelhão” da banda larga.

Como não sou engenheira ou especialista em infraestrutura, gostaria de ouvir a opinião dos tecnoleitores sobre o tema. O que vocês propõem para que tenhamos um projeto de banda larga verdadeiramente popular?

Artigos relacionados:

dfe lDhnZJrZo

Via RSS de Tecnoblog

Leia em Tecnoblog

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot