X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

YOUPIX VISITA: PETISCOS


Depois de uma visita mega-boga aos gurus nerds da blogosfera, estamos de volta com a seção tão querida do youPIX, uma visitinha ao escritório do seu blog favorito, dessa vez com a mestre da elegância wébica, Julia Petit, fundadora do blog Petiscos e seus desdobramentos, Pra Macho e QuatroOlho.

fd youpix visita petiscos

Logo na entrada fui recepcionada por uma das meninas do atendimento, que me serviu água e avisou que a Julia logo logo chegava. O escritório do Petiscos não é apenas o escritório do Petiscos, é muito mais! Um sobrado muito aconchegante no Sumaré é a casa dos três blogs e do estúdio de música que Julia tem com seu sócio. Quando ela chegou, toda maquiada, pediu desculpas pelo atraso, ela tava gravando mais um vídeo pro blog (que, inclusive, foi pro blog no mesmo dia).

No andar de baixo, numa sala que parece um pedacinho do céu, trabalha a chefe. Mil objetos lindos, cheirinho gostoso e cadeiras super-confortáveis me fizeram esquecer que ainda tinha que visitar os outros cômodos. A sala da Julia é cheia de itens de decoração, CDs e livros que vieram de outros lugares (da casa de campo, do antigo escritório) e que contam histórias. A maioria ela mesma que comprou, mas tem vários presentes também (como as garrafas de vodca que ela deixa expostas) e o rolo de macarrão (é sério!). Mais um mimo: “Você aceita água de côco?” Sim, a Julia Petit ama água de côco e pede pra trazer direto da Bahia da banquinha ao lado que serve sucos e côco verde.

 

fd youpix visita petiscos

// O BLOG

Conversamos por duas horas sobre o blog, o mercado de publicidade na internet, o boom dos blogs de moda, e até maquiagem e cabelo. Uma pena que bem no dia a equipe da redação ficou trabalhando em casa por causa de um problema na internet do escritório, mas deu pra conhecer bem o trabalho que eles fazem lá. São 11 redatores (sendo 4 homens), 6 colunistas convidados, 4 funcionárias no atendimento e mais 2 na parte financeira. Isso sem contar os freelas e a galera do estúdio. O Petiscos tá mais pra banquete, de tão completo!

Hoje em dia a Julia se permite escrever sobre o que quiser quando dá vontade, porque a parte de posts diários fica com a redação. Mas nem sempre foi assim… O blog surgiu lá em 2007, quando a Julia publicitária e produtora musical queria colocar algumas coisas pra fora usando a internet, sua grande paixão desde sempre. Começou como blog independente pra logo ser incorporado ao IG, mas posteriormente voltar a suas raízes indies. O objetivo nunca foi ter uma audiência gigante, apenas uma audiência interessada e envolvida, não importasse o tamanho; e a burocracia do portal não ornou.

Foi quando a publicitária dentro da blogueira começou a opinar, que o Petiscos começou a experimentar publiposts. Não havia nada assim nos blogs brasileiros, e a Julia achava que havia espaço e possibilidade de crescimento. Hoje, olhando no macro, dá pra ver que cresceu muito, mais até do que deveria em alguns aspectos. Mas como ela mesma apontou, qualquer ferramenta pode ser usada pro bem ou pro mal. Felizmente, ainda existem blogueiras fazendo publi com responsabilidade e ética. ”O objetivo do publi é trazer pra audiência a nossa visão sobre aquele produto ou serviço. É diferente de um anúncio, tem personalidade.”

 

fd youpix visita petiscos

// PETISCOS E A BLOGOSFERA

Umas das coisas que mais se debate hoje é a fantasia que os blogs de moda se tornaram (ou acham que se tornaram). Blogueiras se vendendo por brindes, dando exatamente as mesmas notícias que as outras, sem nada de novo, nenhuma personalidade. Todas são iguais, fazem as coisas iguais e ainda se acham muito especiais. “O público de fora [da internet] não sabe quem são elas, não fazem ideia. E eu até acho isso bom, sabe?”

Tá rolando uma pasteurização dos blogs de moda, que não é nada saudável. A nova cara do Petiscos buscou abordar isso: é desejável ser diferente. “A sociedade de maneira geral sempre nos forçou a nos identificarmos com um grupo, seja pela roupa, pelo cabelo ou pelo físico. E a moda tá virando isso, não deveria ser assim. Deveria ser pra gente brincar, ser diferente, não ficar todo mundo igualzinha.” Por isso a nova linha do Petiscos veio pra ser mais contestadora e provocadora. Os temas de moda e beleza continuam lá, mas junto aparecem os dois blogs incorporados (Pra Macho e QuatroOlho) recheados de novo conteúdo e temas mais profundos.

fd youpix visita petiscos

O html5 foi escolhido justamente pra tornar o Petiscos algo singular e também dar mais espaço criativo às peças publicitárias. Pra Julia, a publicidade online no Brasil tem muuuito o que melhorar ainda. O que se vê são ações de campanhas (como virais fabricados), mas não peças publicitárias que realmente façam a gente dizer “uau!”. No Petiscos, eles encorajam que os anunciantes sejam mais criativos e ousados, assim como o Shopping Morumbi que está com eles desde sempre, com um canal especial no blog.

Perguntei sobre propostas indecentes de agências. Adivinha só? Chovem dessas todos os dias pra eles! Eu achava que ninguém mais teria coragem de pedir publi no Petiscos só em troca de um brinde, mas pelo que a equipe falou, é rotina. Ações que têm tudo pra dar errado e eles recusam. Inclusive, as agências andam procurando muito o blog pra “consertar” sua imagem online. Diversas vezes o Petiscos recusou propostas por não sentir estabilidade, elas deram errado e depois a agência voltou a procurá-los pra outra ação, pra quem sabe amenizar a besteira.

 

fd youpix visita petiscos

// ROTINA

Pra Julia, não existe “horário de trabalho”: enquanto ela tá acordada, tá trabalhando. Madrugada, finais de semana… Ela passa o tempo todo lendo, vendo coisas novas e enviando pros redatores. Aliás, se você quiser falar com ela, mande um email ou uma DM porque ela ODEIA falar no telefone. Nem mesmo SMS ela curte, o negócio dela mesmo é o computador. Ela é tão conectada que quase não tem diferença entre casa e escritório: usa pantufa, camisetão e nada de maquiagem.

Já pra redação, o horário dos posts é marcadinho: no Petiscos é de meia em meia hora das 9h às 19:30, Quatroolho é de uma em uma hora das 9:15 às 19:45 e Pra Macho tem menos posts, em média 6 por dia. Não é obrigatório estar sempre no escritório, a equipe pode trabalhar de casa. Mas tem que trabalhar! Ter disciplina é importantíssimo.

Os colunistas ficam à vontade pra enviarem textos quando eles quiserem, sobre os temas que escolherem. Cada um tem seus pontos fortes e foi por isso que a Julia escolheu todos eles. O grupo foi selecionado de diferentes backgrounds, pra dar uma cara multicolorida ao blog, mas em geral eles são amigos da Julia.

c youpix visita petiscos

Aliás, se você ficou com vontade de trabalhar no Petiscos… Vai continuar na vontade, porque eles não abrem vagas pra se inscrever. Quando precisam, a Julia vai atrás de alguém que produza um conteúdo interessante na internet e chama pra trabalhar com ela. Ou seja, keep calm and continua com seu blog aí! (Btw, você sabia que qualquer leitor pode enviar um texto pra ser publicado no blog? Um dos colunistas, o Antônio Fabiano, foi convidado depois de ter mais de 150 posts publicado como leitor!)

O que não entra no blog? A Julia orienta que a redação deve evitar coisas muito triviais ou simples, que não tragam nenhuma ideia ou opinião sobre aquilo. Por exemplo: notinha de lançamento de peças de roupa ou acessórios. Se não há reflexão a ser feita lá, deixa pros outros blogs darem a notícia. Inclusive, a Julia comentou que há um crescente desinteresse por notinhas de moda, que os grandes sites estão buscando novas opiniões, novos pontos de vista. Assuntos que o pessoal tá falando demais, que estão sendo muito abordado eles também preferem evitar, pra não ficar igual.

E os comentários do blog? Quem posta, responde. Se o post é da Julia, ela aprova e responde. Se é de alguém da redação, essa pessoa vai atrás de responder. O dia todo surgem novos comentários, frequentemente com dúvidas e nenhum é deixado de lado sem ler. A audiência do Petiscos é muito fiel e sabe que o relacionamento com quem escreveu é verdadeiro. Isso pode até ser meio extremo, com comentários criticando a linha editorial, etc. Acontece com todo blog, afinal.

 

c youpix visita petiscos

// TOP DICAS

Eu fui conhecer pessoalmente a Julia faz pouco tempo, mas de imediato me identifiquei: ela é completamente diferente das outras blogueiras, no melhor sentido possível. Conhecê-la um pouco mais de perto foi um imenso privilégio, sem contar o aprendizado como blogueira e vlogueira.

O maior conselho dela é: aprenda todas as etapas. Pra ter um blog de sucesso, não basta você ser interessante e/ou escrever bem. Tem que entender um pouquinho de HTML, de SEO, mídias sociais… Não dá pra se alienar e querer fazer só seu look do dia. Além disso, busque novas inspirações, leia muito, vá atrás de outras opiniões. Não fique só no seu mundinho, diversifique-se! A pior coisa que você pode ser é uma pessoa genérica, mostre sua personalidade pro mundo. E claro, divirta-se!

c youpix visita petiscos

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo