Muitas vezes nos pegamos pensando em como construir empresas bilionárias. Esse pode ser um erro fatal na concepção de uma empresa
A maioria dos empreendedores sonham em construir a próxima empresa de bilhões de reais. Afinal, quem não quer ser o próximo Steve Jobs ou Mark Zuckerberg?
É uma aspiração justa, mas muitas vezes, Apple, Google e Facebook acabam criando uma ilusão que pode obscurecer a sua visão e seus propósitos.
É fácil para qualquer empreendedor prever que a sua empresa vai chegar aos milhões de usuários, se viralizando, muito antes que você tenha ganhado o primeiro cliente.
Todas as suas esperanças e estratégias não vai deixa-lo mais perto de uma empresa de bilhões de reais. Na verdade, querer construir imediatamente uma empresa de bilhões é um dos maiores erros que você pode cometer.
Por isso, você deve criar uma empresa de 1 mil reais. Ao fazer isso, você aprende 3 lições valiosas.
#1. Você se torna autossuficiente
Seu foco é muito menor quando você se torna dependente de um dia de trabalho para ganhar a vida, ou de investidores para manter o seu negócio na ativa.
Sua autonomia e criatividade são severamente limitados pelo tempo e pela vontade das outras pessoas. Em algum momento, você vai querer ter liberdade para decidir.
A autossuficiência liberta você dessas restrições e o primeiro passo para isso é quando você conseguir atingir rentabilidade.
Ser capaz de pagar o seu aluguel dessa forma da a sensação de que você está crescendo e alçando voo sozinho e esse sentimento é, ao mesmo tempo, assustador e emocionante.
#2. O que é preciso para construir um negócio
Muitas vezes a sua empresa vai demorar um pouco para fazer mil reais em receita recorrente e isso deixa a gente bem nervoso.
Mas quando você atingir esse marco, você vai perceber que todo tempo de espera não foi desperdiçado. Durante esse tempo, você descobriu como construir algo que as pessoas querem comprar.
Se você se concentrar em construir a próxima empresa bilionária, você provavelmente vai se desviar e ser atraído imediatamente para a promessa de dinheiro de investidores, em vez de canalizar a sua energia para fazer seu primeiro real.
O problema é que a captação de recursos é muito diferente da operação de uma empresa. Muitos empreendedores que causaram grande impacto em rodadas com investidores acabaram fracassando quando começaram a construir o negócio.
Ganhar o controle das operações em um negócio e aprender a construir com sucesso um negócio, em primeiro lugar, sem milhões de dólares de dinheiro envolvido é importante.
Isso lhe dará a experiência necessária, confiabilidade e credibilidade.
#3. Uma empresa de mil reais pode ser maior do que você pensava
Pensar em grandes somas de bilhões de reais é realmente uma limitação, uma vez que isso pode gerar muitas ideias ruins.
As melhores ideias, muitas vezes são as que você classifica como ideias ruins, ou ideias que não têm nada a ver com o negóico.
Muitas vezes acabamos esquecendo dessas ideias porque não as reconhecemos como oportunidades de bilhões de dólares, afirma Paul Graham.
Como você bem deve saber, as pessoas estão dispostas a pagar pela simplicidade. Ao tomar o seu tempo para descobrir exatamente qual o tipo de simplicidade as pessoas precisam, você está dando um grande passo para encontrar o sucesso com grupos maiores de consumidores.
Isso nos leva a algo surpreendente: uma das melhores maneiras de construir algo grande está em construir algo pequeno e levar adiante.
Como construir uma empresa de mil reais
Aqui estão as lições necessárias para construir seu primeiro mil reais.
Concentre-se em uma proposição de valor simples
A vantagem que você tem como pequena empresa é o foco. Escolha um ponto de dor único em seu mercado e construa uma solução incrível para ele.
Venda antes de construir
Chegar a mil reais de receita recorrente significa aprender o mais rápido possível o que os clientes querem e o que eles estão dispostos a pagar.
Implante um sistema mínimo de monetização
É extremamente fácil sermos pegos em conversas intermináveis sobre como cobrar por um produto.
Mas, o mais importante é saber quanto as pessoas estão dispostas a pagar pelo seu produto.
Você está pronto para começar lentamente?
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Este artigo foi adaptado do original, “Forget about generate billions: Why entrepreneurs should create $1,000 startups”, do The Next Web.