Para vencer, você precisa lutar. E para lutar, você precisa ser um lutador. Aqui está o que você precisa saber para fazer isso
Um soco bate em sua mandíbula. Seus punhos cerram no ritmo da batida do seu coração e você sente a adrenalina correr nas veias. Hora de lutar.
Lutar traz um poder primordial instintivo. Mas os lutadores profissionais sabem que o ato de lutar não é um momento bruto de fúria.
Para se sair por cima, um lutador deve ter coragem, uma estratégia, tenacidade e uma vontade indomável de sucesso. As mesmas características que moldam os maiores lutadores também definem os melhores empreendedores.
Quando criança, Eric Schiffer escolheu o cérebro de dezenas de grandes nomes de todos os tempos como George Foreman e Roberto Durán, quando seu pai, um cirurgião cerebral, administrava seus exames pré-luta.
As lições que aprendeu com eles mudou sua vida para sempre – tanto no ringue quanto na sala de reuniões.
Agora, como um empreendedor bem sucedido e faixa preta de terceiro grau, ele sabe, em primeira mão que os instintos dos maiores lutadores podem ajudar a superar obstáculos e alcançar ambições.
Aqui estão as 4 lições mais poderosas que vão ajudá-lo a ganhar a luta no mundo dos negócios e na vida.
#1. Abrace seus medos
Cus D’Amato, treinador de Mike Tyson ensinou-o a abraçar o seu medo. “O herói e o covarde, ambos sentem a mesma coisa, mas o herói usa seu medo, enquanto o covarde corre”. D’Amato disse uma vez a Tyson.
O medo é inevitável – é como você opta por reagir que faz a diferença. Seu negócio vai enfrentar crises e encruzilhadas.
Não deixe que o medo pare você. Faça o seu medo ser seu amigo. Quando você o abraçar, sente-se com ele e, concentre-se para ver como ele se evapora. Depois, você pode enfrentar seus desafios com a mente mais focada.
#2. Vença com estratégia
Força bruta tem limites. No icônico Rumble in the Jungle, George Foreman era fortemente favorecido para vencer Muhammad Ali.
Ele era maior, mais rápido, mais forte e mais jovem, mas Ali tinha um plano. Ele se inclinou contra as cordas e deixou Foreman surrá-lo. Como as cordas absorviam a força de Foreman, Ali salvou sua força e fui para o nocaute.
Nos negócios, mais nem sempre é melhor. Uma startup astuta pode passar a perna em um gigante lento e agarrar uma oportunidade incrível.
Quando você está enfrentando probabilidades improváveis, uma estratégia mais inteligente ainda pode ganhar o dia .
#3. Mantenha-se na luta
Uma vez Eric lutou com um acordo de parceria fundamental – as coisas estavam ficando cada vez piores e ele ficou profundamente desanimado.
Então ele se lembrou da importância da luta em tempos tão difíceis e o velho Navy Seal veio à mente: “uma vez que você entrar em uma luta, você fica em uma luta“.
Ele voltou a si, encontrou a sua força, entrou no modo lutador e recuperou o acordo à beira do desastre.
Lutadores reais perseveram com a adversidade e se tornam mais forte para ela.
Escolher suas lutas é importante mas, uma vez que você se comprometa, cumpra. Se a sua empresa leva um soco, volte duas vezes mais forte.
#4 . Lute contra seus próprios limites
Os melhores lutadores sempre se exigem mais e mais, mesmo quando sabem que o pior inimigo é interno. Nos negócios e na vida, nós crescemos não competindo uns com os outros, mas elevando continuamente nossos padrões.
Sempre esteja faminto: aperfeiçoe seu ofício, aprenda novas habilidades e conheça novas pessoas. Se a sua organização é boa, empurre-a para ser grande. Nunca se contente com o status quo.
Entrar no ringue não é para todos, mas todos nós enfrentamos nossas batalhas. Você não vai ganhar todas elas, mas ao tocar na mentalidade certa, você vai vencer mais do que nunca.
___
Este artigo foi adaptado do original, “4 Fighting Instincts to Succeed in Business and Life”, da Entrepreneur.