Você já parou para pensar como fazer networking pode ser importante para a sua carreira? Aqui estão algumas dicas
A indústria da música é notoriamente cruel. Como Thompson disse na famosa frase “o negócio da música é uma trincheira de dinheiro cruel e superficial, um corredor longo onde ladrões e chulos correm livremente e bons homens morrem como cães. Esse é também um lado negativo“.
O sucesso na indústria da música requer ser um networker talentoso, tanto quanto ser talentoso.
Se você é um aspirante a artista, dono de gravadora indie ou até mesmo um jornalista musical, um networking bem sucedido é indispensável para trabalhar o seu caminho no showbusiness e realizar seus sonhos.
Mas não é só isso.
Apesar de existir certas estratégias de networking exclusivas para a indústria da música, muitas são aplicáveis a todas as empresas e vão te ensinar a forma mais eficaz de networking dentro de seu próprio mercado.
Aqui estão 5 dicas de networking que cada proprietário e empreendedor empresarial podem aprender com a indústria da música para crescer a sua empresa e atingir seus objetivos de negócios.
#1. O 1-a-1 é necessário
Com o advento da internet e suas ferramentas de comunicação onipresentes, as pessoas parecem evitar interação face a face, sempre que possível.
No entanto, isso é necessário para o sucesso em todos os setores. Para fazer ligações sólidas e construir relacionamentos positivos e frutíferos, você precisa conhecer as pessoas que podem beneficiar o seu negócio e precisa ter conhecimento sobre elas.
Como diz o ditado, “não é sobre o que sabe, mas sim sobre quem você conhece” e não há nenhuma melhor maneira de certificar-se de conhecê-los do que conhecê-los pessoalmente.
Torne uma prioridade participar de eventos de networking, feiras, conferências, etc. Conheça os principais jogadores dentro de seu nicho.
#2. Saiba com quem você está falando
Na indústria da música, existem muitas pessoas que irão desempenhar papéis diferentes no crescimento e sucesso da carreira do artista.
De consultores de etiqueta, passando por blogueiros musicais até gerentes, há uma longa lista de pessoas que um artista deve construir relacionamentos para conseguir chegar a um público maior e expandir sua marca.
Com tantas pessoas envolvidas, é importante saber exatamente com quem você está falando e sabem se comunicar adequadamente com eles.
Por exemplo, quando um artista envia seu trabalho a um executivo da gravadora A&R, ele ou ela provavelmente vão querer ser mais profissionais e diretos. Essa abordagem pode não funcionar com blogueiros.
Na verdade, muitos blogueiros de música simplesmente ignoram e-mails ou mensagens que são muito orientadas para os negócios.
Para eles, ter um relacionamento pessoal com o artista é muito mais desejável e muitas vezes levam a melhores resultados para ambas as partes.
O mesmo pode ser dito para outros tipos de negócios também. A maneira como você se conecta e se comunica com os potenciais investidores serão diferentes de como falar com seus clientes ou funcionários.
#3. Seja você mesmo
Como músico, não há nada que signifique morte certa para a sua carreira mais de que não ter sua própria identidade.
O que faz um artista fácil de vender é sua individualidade e criatividade, por isso é sempre importante ser você mesmo.
Os empreendedores e as empresas precisam muito de sua própria identidade. As pessoas querem investir em outras pessoas.
Da próxima vez você estiver em uma conferência ou evento de networking, certifique-se de que você não vai colocar um rosto que não seja fiel a quem você é, tanto como pessoa e como empresa.
4. Apenas discuta o produto empacotado e pronto para vender
Um lançamento bem sucedido da música é composto de muitas partes em movimento.
A partir da música em si, a arte do álbum até marketing, artistas tendem a evitar promover ou mesmo falar sobre seus projetos, até que estiverem completamente embrulhados, polidos e prontos para consumo.
Assista quase qualquer entrevista de pré-lançamento e você vai ouvir muitos músicos dizendo que não podem ou não vão falar sobre o próximo lançamento do álbum até que cada detalhe esteja confirmado e pronto para chegar às lojas.
Essa é uma grande lição para empresários levarem em consideração quando se trata networking.
Enquanto é fácil ficar animado e ansioso para novos projetos e lançamentos futuros, é importante você não se precipite e permita o vazamento de informações antes que tudo esteja pronto.
Isso elimina as chances das pessoas notarem se algo inesperado acontece em seu trabalho, em última análise, ferirem sua reputação dentro de seu nicho ou entre os líderes da indústria.
Um cuidadoso planejamento e adequada preparação vão sempre levar a uma melhor interação de networking, então antes de você revelar seus segredos, certifique-se que você tem um produto para vender.
#5. Follow up
Qualquer músico aspirante pode atestar o valor de chegar aos escritores de música, agentes e executivos da gravadora após se conhecerem em um show ou outro evento de indústria.
É uma ótima maneira de lembrar figuras influentes da indústria de quem você é e começar a construir um relacionamento depois de fazer a conexão inicial.
Seguir novas conexões sempre é uma grande coisa a fazer depois de qualquer evento de networking. Sempre peça cartões de visita ou entre em contato com informações de pessoas que conheceu em eventos de networking.
Mande um e-mail rápido no dia seguinte para follow-up. Tente ainda mais a conexão. Se conectar com mensagens no LinkedIn também é aconselhável e, em muitos casos, pode ser ainda mais fácil, dependendo de como a tecnologia é familiarizada com seu novo contato.
Na indústria da música, trabalhar o networking com outros profissionais e líderes da indústria é como você coloca seu pé na porta.
O negócio da música é sem dúvida uma das indústrias mais competitivas. Conhecer as pessoas certas e forjar relações positivas são vitais para o crescimento da carreira do artista, mas isso não é exclusivo para o negócio da música.
Um networking bem pensado e consistente vai ajudar os aspirantes a empresários e jovens empresários a crescerem seu próprio network e ajudar a levar seu negócio ao próximo nível.
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Este artigo foi adaptado do original, “5 Tips For Networking Like a Rock Star”, da Entrepreneur.