Você tem medo de empreender e dar o primeiro passo? Veja como vencer isso
Empreender é um terreno traiçoeiro. Você vai enfrentar grandes riscos, desde o início de sua empresa, para conseguir crescer, estabilizar e ganhar impulso.
Se você estiver tentando se tornar bem sucedido como empreendedor, você precisa estar preparado para tomar esses riscos, e enfrentar seus medos de forma proativa.
Embora cada empreendedor e cada empresa sejam únicas, há 5 medos comuns que quase todo empreendedor precisa enfrentar antes de iniciar um negócio.
#1. Ficar sem dinheiro
O capital é uma das maiores preocupações da maioria dos empreendedores. E eles têm razão.
Começar um negócio requer dinheiro, o que geralmente vem indiretamente da poupança do empreendedor, ou do bolso de investidores independentes.
Se você não pode garantir um fluxo de receita confiável no momento em que o capital inicial se esgota, o negócio e todo o seu dinheiro, podem se perder para sempre.
Investidores decepcionados é uma coisa, perder as suas economias é outra coisa totalmente diferente.
Se a perda do investimento pessoal é o que está impedindo você de seguir em frente, considere outros meios de financiamento.
Use o crowdfunding para coletar pequenas quantidades com centenas de pessoas, ou procurar bolsas de negócios do governo para ajudar você a começar.
Acima de tudo, você precisa ter fé em seu modelo de negócio – se você não fizer isso, então você não deveria entrar no negócio.
#2. Não ser bom o suficiente
Se você está preocupado que não é bom o suficiente como empreendedor ou que seu produto não é bom o suficiente para ser competitivo, o medo pode impedir você.
Lembre-se de um conceito simples que se aplica a todas as empresas: o lançamento de um produto que seja minimamente viável.
Seu produto não tem que ser perfeito quando você lançar, e ele não tem que ser o melhor. Ele só tem que ser aceitável.
A partir daí você tem espaço para fazer melhorias ao longo do tempo.
Nenhum produto começa perfeito.
#3. Falhar
O medo do fracasso reside em todos nós. E ela acontece com todos nós. Seja um pequeno erro, como o fracasso de uma campanha de e-mail marketing, ou um erro grave que acomete a sua empresa.
A falha poderá ser solucionada, mas você não pode deixar o medo do fracasso impedir você de tomar uma decisão.
O fracasso só será o fim da estrada, se você permitir. Caso contrário é apenas um ponto de parada temporária.
#4. Ficar sobrecarregado
A vida de empreendedor não é escolhida por ser fácil. É escolhida porque é um desafio com muitas recompensas ao longo do caminho.
Se você está se metendo a empreender, porque isso parece uma maneira de ficar rico rapidamente, alguém mentiu pra você. O empreendedorismo é cheio de obstáculos, estresse e trabalho duro.
Mas o lado negativo do empreendedorismo é o controle. Sim, todo empreendedor vai se sentir sobrecarregado. Mas depende de você para mudar.
Se você está lidando com muitos problemas financeiros, contrate um consultor financeiro. Se o problema é um funcionário, troque o funcionário.
Você vai experimentar uma maior carga de trabalho do que já enfrentou antes, mas lembre-se que você está no controle de seu próprio destino.
#5. O desconhecido
O desconhecido é indescritível e impossível de se preparar. Quando você começa com um plano de negócios, um pouco de dinheiro, e talvez um parceiro ou um mentor ao seu lado, você não tem ideia do que esperar.
Esse pode ser um pensamento emocionante, mas também aterrorizante.
O empreendedorismo não é um trabalho. Ele é um estilo de vida. Você está escolhendo estar nesse papel, porque você gosta de arriscar, você é apaixonado, você trabalha duro e você acredita em sua ideia.
Essas 4 qualidades são mais do que suficientes para vencer qualquer obstáculo que fica em seu caminho – mesmo os desconhecidos.
Então, coloque os medos para descansar e acredite em si mesmo.
E agora?
O empreendedorismo não foi feito pelas pessoas destemidas. Ele foi feito pelas pessoas que estão preparadas e são fortes o suficiente para aprender com seus medos e trabalhar neles.
Em vez de evitar seus medos, abrace-os e use-os como uma motivação para aprender mais sobre o seu negócio e evitar o desastre.
___
Este artigo foi adaptado do original, “5 Fears You’ll Need to Conquer Before Starting a Business”, da Entrepreneur.