X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

A Balela do Risco Calculado
Empreendedorismo

A Balela do Risco Calculado

A culpa é minha e eu a coloco onde eu quiser


A Justiça do Trabalho está lá, todos os dias recebendo Reclamatórias Trabalhistas… muitas procedentes outras improcedentes. O que me deixa  impressionada é que as empresas, de modo geral, não trabalham de forma preventiva e pró-ativa. Agem de forma reativa frente a uma reclamatória trabalhista.

Não adianta fingir que há um risco calculado, que é “assim mesmo”, ou então colocar a culpa no Direito do Trabalho quando uma reclamatória trabalhista aparece. Em alguns aspectos o Direito do Trabalho precisa sim de ajustes, mas eu, dentro da minha experiência, tenho certeza que a culpa não é da legislação, e sim da displicência, da falta de treinamento e da falta de conhecimento além da rotina, e ausência de uma consultoria preventiva por parte dos empreendedores, líderes e gerentes. A diminuição do passivo trabalhista começa com o aumento da conscientização daqueles que são responsáveis pelo empreendimento e por aqueles que gerenciam os empregados. A falha de comunicação e a falha na documentação são também fatores que prejudicam as empresas.

Culpar a legislação enquanto esta é vigente é utilizar-se da frase “a culpa é minha e eu a coloco onde eu quiser”, e revela uma certa imaturidade ao gerir o negócio, pois colocar a culpa nisto ou naquilo é fechar os olhos para a responsabilidade, é tentar achar um atalho para fugir do problema, só que este atalho, acreditem em mim, não leva a lugar nenhum. Se sua empresa não tem uma consultoria preventiva, não investe em treinamentos e acha que é um custo alto fazer uma auditoria trabalhista, eu aposto que o passivo trabalhista é alto e todos os dias há audiências ou, se não há muitas reclamatórias ainda, você tem em suas mãos uma bomba relógio a ponto de explodir.

Quer diminuir o risco ou estar preparado para uma demanda trabalhista, aja de forma pró-ativa, simples assim.

Texto por Carla G. Souza. Advogada Trabalhista – www.endireitandootrabalho.com.br

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot