X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

telemarketing
Empreendedorismo

Aprofundando o entendimento das funções de Coordenadores e Supervisores – 1ª parte


No Dicionário ‘Coordenação’ é ato ou efeito de coordenar. / ‘Coordenador’ é aquele que coordena. / ‘Supervisão’ é atribuição ou função de supervisor / ‘Supervisor’ é aquele que supervisiona. Ou seja, ele não define nada…

Na área de Telemarketing entendemos que a maior responsabilidade da função de ‘Supervisor’ é estar para qualificar, motivar e desenvolver seus liderados, dentro de padrões profissionais, organizados e humanizados.

Um Supervisor de Telemarketing precisa ser previamente qualificado para saber como cumprir sua função e para saber como se relacionar com Operadores e Coordenadores de Campanhas, de forma eficaz e pontual.

Um Coordenador, por ser o “Supervisor dos supervisores”, também precisa estar apto a cumprir sua função, assim como o Maestro de uma orquestra que rege o conjunto que executa a obra. Ele fica de costas para o público externo, por manter Foco total na missão de conservar as alas afinadas (cordas, madeiras, metais, percussão e teclas).

A analogia do Maestro (reger= reinar) lembra-nos que os líderes de cada Ala são os responsáveis pela harmonia do todo para que ele, o Maestro / o Rei, possa “ouvir o povo e decretar mudanças que melhorem a vida no Reino”.

A analogia da Orquestra (etimologia: área dos músicos no teatro grego, entre o público e o palco) lembra-nos que os Supervisores responsabilizam-se pelo espaço ocupado por sua Ala (Operadores) e pela afinação e desempenho dos mesmos, porque reconhecem o espaço que o Coordenador precisa ocupar para poder reinar com sucesso.

Um Supervisor, com ‘S’ maiúsculo, precisa animar-se para poder animar sua Equipe e precisa coparticipar na criação das Campanhas Motivacionais, planejando a recriação de um novo início para cada dia, semana e mês.

Um Coordenador, com ‘C’ maiúsculo, precisa verificar a limpeza do ambiente de trabalho, identificar eventuais problemas, como defeitos de equipamentos e faltas de material de trabalho, além de cuidar do TODO Operacional. Mais, estar para zelar pelo Patrimônio da Empresa, o tempo todo, verificando-o de per si e como cada um o trata.

A assiduidade e a pontualidade, assim como todas as ocorrências oriundas da ausência de profissionalismo, apesar de serem da responsabilidade da supervisão, devem ser corrigidas sob a observação ativa do Coordenador.

Inteligente é fazer todos entenderem, estimulando de forma indireta e subliminar, que TUDO é da empresa. Mas, ao mesmo tempo, de forma direta e repetitiva, o Coordenador deve dizer que conta com a participação de todos.

Complicou? – vou descomplicar dando um exemplo: determinar quem senta aonde e quem atua em cada Campanha, a cada período pré-definido e esperado (mensal, etc.), porque periodicamente tudo será mudado para todos. Isso é que é criar ambiente propício e oportunidades que levem os liderados a sentir que “o Sol nasceu para todos”.

Pode-se descobrir quem se dá bem com o quê, com as mudanças periódicas. Pode-se saber o que é melhor para a empresa, com os rodízios. Pode-se estimular os Colaboradores à criação de um “Central de Permutas Voluntárias”, visando criar uma situação que permita a cada um fazer o que lhe dê maior prazer, quiçá uma futura integração?

Magia é motivar liderados de “N” maneiras comuns e incomuns, sem rotinas e sem ocasionar stress, com processos naturalmente humanizados. Essa Magia diminuirá muito o turn over, o absenteísmo e a impontualidade.

Somente Magos criam processos ganha-ganha-ganha-ganha (Operador-Supervisor-Coordenador-empresa), sem que ninguém perca. A frase “A inconstante busca dos conhecimentos leva ao prazer constante dos sentidos” (Dr. Celso Charuri), também poderá ser resumida como “A inconstante busca de mudanças leva a um ganho constante”.

Magos têm tempo para ser e estar, integralmente, cumprindo sua função por dever (auto obrigação) e não por imposição, seja observando e interagindo com os líderes que estejam perdendo o ânimo (Alma), seja recriando o ambiente de trabalho. Como sabe que toda equipe é imagem e semelhança do Líder, ele mantém sua Alegria, Otimismo, Serenidade, Motivação, Cortesia, Docilidade, Atenção e outras Virtudes que criam a “Magia de Ser”.

Supervisores que anseiam obter o status quo de Mago só o obterão se jogarem junto dos liderados, o tempo todo, para obter um “Estado de União, Respeito e Harmonia” entre os liderados. Estarão atentos e vigilantes em todas as jornadas de trabalho, procurando inovar diariamente, reciclando a Equipe ou o liderado que precisar. Será um Exemplo Vivo, manterá uma Conduta Exemplar e sempre estará presente com uma única intenção: AJUDAR!

Moracy das Dores, um Mercadólogo reconhecido pelo MEC e especialista em Marketing, Comunicação e Vendas. Implantou o 1º Call Center do Brasil, há 31 anos – Atual Consultor de Marketing da Trade Call Service.

Escreveu e publicou dois livros: “Para sua vida melhorar, basta saber negociar” e “O Objetivista e a nova forma de ser e de estar no planeta Terra”.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot