X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Empreendedorismo

A lei de causa e efeito – e como ela influencia nossas ações

Como a lei de causa e efeito influencia nossas ações

Você se concentra nos sintomas do seu problema, ou no seu problema, de fato? Entenda a diferença


Você se concentra nos sintomas do seu problema, ou no seu problema, de fato? Entenda a diferença

A febre é um sintoma. Há uma doença que a provoca. Quando você tenta simular uma febre, através da sauna, por exemplo, não vai ficar doente. Por outro lado, se livrar da febre com um banho frio, não vai livrar você da doença.

A lista dos livros mais vendidos do The New York Times costumava ser um sintoma, o sintoma de que um livro era muito popular.

Agora as coisas mudaram um pouco. É tão fácil listar os livros por lá que, na verdade a lista pode acabar sendo a causa de um livro se tornar popular.

É fácil ser enganado e acabar pagando muito para contratar um vendedor para levar o crescimento até a empresa. Afinal, parece que um vendedor é a causa do crescimento rápido das empresas.

Na verdade, muitas vezes vemos que uma empresa em rápido crescimento parece produzir muitos vendedores.

A festa de lançamento realmente faz com que o filme se torne bom, ou será que é o filme que torna a festa ainda melhor?

Às vezes, a causa e o efeito podem ser invertidos (pessoas entusiasmadas podem ficar feliz, ou pessoas felizes podem se entusiasmar), mas muitas vezes precisamos manter o controle e entender qual é a parte do processo em que queremos investir ou criar.

Gastar tempo e dinheiro no jogo de causa e efeito é comum e pode ajudar, mas muitas vezes é verdade que você estaria melhor manter o foco na doença, em vez de apenas pensar nos sintomas.

Você está se concentrando e pensando em que?

____

Este artigo foi adaptado do original, “Symptoms and diseases”, do blog do Seth Godin.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot