Saiba as palavras Steve Jobs não admitia que fossem pronunciadas dentro da Apple
Não é sempre que temos a oportunidade de ouvir novos relatos em primeira mão de como era trabalho para Steve Jobs.
Quando nós começamos uma nova chance, há sempre algo novo a ser revelado sobre como ele moldou a cultura da empresa.
Tomemos, por exemplo, esta nova entrevista com o ex-vice-presidente da Apple de Comunicação de Marketing, Allison Johnson.
De 2005 a 2011, Johnson foi uma das poucas pessoas da Apple a ter uma linha direta de comunicação com o próprio Steve Jobs. De acordo com John, as 2 palavras mais odiadas na Apple eram “branding” e “marketing”.
Na mente de Steve, as pessoas associam branding com publicidade televisiva e comerciais e, isso são coisas artificiais. A coisa mais importante era a relação das pessoas com o produto.
Assim, qualquer momento, dizer branding, era uma palavra suja na Apple.
Sobre marketing, Johnson diz que marketing é quando você tem que vender para alguém.
Se você não está fornecendo valor, se você não está educando as pessoas sobre o produto, se você não está os ajudando a ter o máximo do produto, você está vendendo. E você não deve fazer assim.
Espere um pouco. Não é o marketing o que a Apple faz de melhor? Como pode o chefe de marketing no mundo da Apple afirmar que o marketing era um palavrão na empresa.
Respondendo a uma pergunta semelhante de seu entrevistador, Johnson explica que a Apple tratou suas campanhas de lançamentos como grandes esforços para educar o seu público sobre os novos produtos da empresa.
O que era importante sobre isso é que a equipe de marketing andava lado a lado da campanha de desenvolvimento de produtos e da equipe de engenharia.
Assim, era possível entender profundamente o que era o produto, qual o objetivo do produto e qual o papel que ele deveria ter na vida das pessoas. E por estar tão perto era possível traduzir isso na comunicação.
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Este artigo foi adaptado do original, “The Two Words Steve Jobs Hated Most”, da Entrepreneur.