Aprender a ouvir seus clientes pode ser um grande diferencial da sua empresa. Aqui está a maneira certa de fazer isso
Qual é o valor do seu cliente?
Um cliente no supermercado local, ou em um restaurante próximo do seu trabalho pode gastar 5 ou 10 mil reais ao longo de 1 ano.
É por isso que esses comerciantes estão dispostos a gastar tempo e dinheiro em cupons, promoções e anúncios para levas as pessoas a fazerem negócios com eles.
Mas o que acontece se algo der errado? E se algum problema ou falha ameaça a relação de longo prazo, o que fazer?
Se você sabe o que está errado, você pode corrigir o problema facilmente. Parece óbvio, mas você quer ouvir o que os clientes têm a dizer.
Afinal, se as pessoas percebem que algo não está funcionando, elas vão querer mudar o que está errado.
Ao mesmo tempo, um benefício importante, mas muitas vezes esquecido de comunicação com o cliente é ouvi-los.
Seu cliente insatisfeito não quer ouvir desculpas, e possivelmente nem quer que você conserte o problema do passado. Apenas ouvir o seu cliente e escutar o que ele tem para falar de maneira sincera, pode ser o suficiente.
Grandes empresas agarram o benefício dos dados e informações e tendem a ignorá-los. Pior ainda, em seu desejo de isolar-se dos clientes, eles industrializam o processo de coleta de dados e não aprendem com as informações dos clientes.
A alternativa para mudar isso é simples.
Se você enxerga a possibilidade, mesmo remota, de perder um cliente que ao longo do tempo pode lhe custar 10 mil reais, coloque o número do telefone celular de seu gerente regional em sua nota fiscal, recibo ou boleto.
Isso é o que nós gostaríamos de saber caso fôssemos clientes, não é mesmo? Então por que não fazemos isso?
Então, esteja pronto para ouvir o seu cliente. Esse é o mínimo que podemos fazer para estarmos prontos para ouvir o cliente.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Two purposes of user feedback”, do blog do Seth Godin.