X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Bedy Yang 500 startups
Empreendedorismo

Empregos em alta para 2022: tecnologia, ciência de dados e design são as áreas de destaque no Brasil, segundo LinkedIn

Pesquisa da plataforma aponta ainda que metade dos brasileiros estão considerando mudar de emprego em 2022


O LinkedIn, maior rede profissional do mundo, divulga a lista anual dos 25 empregos que mais cresceram nos últimos 4 anos e meio. O levantamento, liderado pelo time Editorial do LinkedIn, levou em consideração dados da rede para identificar os cargos que tiveram a demanda mais alta entre janeiro de 2017 e julho de 2021, mostrando que as áreas da tecnologia devem ser as principais responsáveis por movimentar as oportunidades no mercado de trabalho brasileiro em 2022. Diante deste cenário, uma pesquisa realizada com mais de 1.000 profissionais no país mostra ainda que cerca de 49% estão considerando mudar de emprego. 

Empregos em alta para 2022

Aperfeiçoar a experiência dos usuários, os sistemas de análises de dados e cibersegurança e garantir um ótimo funcionamento das redes sociais se tornaram prioridades para as empresas em um momento em que elas estão se adaptando aos escritórios híbridos e à digitalização das atividades. Engenheiros de software, cientistas de dados, especialistas em segurança cibernética e gestores de tráfego são alguns dos cargos que mais serão demandados em 2022, de acordo com o estudo.   

Com inúmeras oportunidades voltadas para TI e análise de dados, fica evidente também a necessidade de recrutadores especializados em tecnologia, o que explica o motivo deste cargo ocupar a primeira posição do ranking no Brasil.

Segundo Milton Beck, Diretor Geral do LinkedIn para América Latina, essas profissões estão mudando a demanda por competências e direcionando o mercado de trabalho do futuro. “As habilidades comportamentais continuam sendo essenciais, mas estamos vendo uma procura maior por especialização nestas áreas. Vale dizer que este cenário está se replicando em diversos países e a necessidade das empresas por cargos de tecnologia aumenta ano após ano. O México e a Espanha seguem o mesmo padrão do Brasil e apresentam um mercado promissor para os profissionais do setor. Em outros países, como os Estados Unidos, também vemos estas profissões, mas por já estarem mais consolidadas, observamos ainda outras ligadas à diversidade, sustentabilidade, biologia molecular e especializações em vacina, por exemplo.”

Confira a lista completa com os 25 empregos em alta que deverão impulsionar o mercado de trabalho em 2022, segundo o time Editorial do LinkedIn:

  1. Recrutador(a) especializado(a) em tecnologia
  2. Engenheiro(a) de confiabilidade de sites (Site Reliability Engineer – SRE)
  3. Engenheiro(a) de dados
  4. Especialista em cibersegurança
  5. Representante de desenvolvimento de negócios
  6. Gestor(a) de tráfego
  7. Engenheiro(a) de machine learning
  8. Pesquisador(a) em experiência do usuário
  9. Cientista de dados
  10. Analista de desenvolvimento de sistemas
  11. Engenheiro(a) de robótica
  12. Desenvolvedor(a) Back-end
  13. Gerente de engajamento
  14. Gerente de equipe de produto
  15. Engenheiro de QA (Quality Assurance)
  16. Consultor(a) de gestão de dados
  17. Líder de experiência do cliente
  18. Analista de design
  19. Analista de soluções
  20. Analista de gestão de riscos
  21. Consultor(a) de design de produto
  22. Coordenador(a) de vendas internas
  23. Enfermeiro(a) intensivista
  24. Designer de conteúdo
  25. Instrutor(a) de Agile

As cidades que mais apareceram no ranking de oportunidades foram São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). A lista completa com as competências exigidas para cada um dos cargos, setores que mais contratam e os detalhes das cidades com mais contratações podem ser acessadas aqui

Planejamento de carreira em 2022

Um outro estudo do LinkedIn, feito em dezembro de 2021 com mais de 1.000 respondentes no país, aponta que 49% dos brasileiros estão considerando mudar de emprego em 2022. Esta porcentagem é ainda mais alta para os profissionais jovens de 16-24 anos (61%). Os dois principais motivos são: a busca por melhores salários e o desejo por um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Diante desta realidade, quase metade dos profissionais (49%) afirmam ainda que a pandemia afetou negativamente a sua confiança no trabalho. Uma das explicações para este dado é a “síndrome do impostor”. No Brasil, 43% dos respondentes dizem que não sentem que são bons o bastante em suas funções. Esta porcentagem é maior do que países como Itália (34%), França (36%), México (38%), Alemanha (39%) e Espanha (41%), mas menor do que outros tais como Irlanda (60%) e Índia (63%), por exemplo. 

“Vemos que há uma diferença cultural muito forte neste quesito, que tem afetado a confiança dos trabalhadores na hora da busca por um novo emprego ou planejamento de carreira. Vale dizer, no entanto, que apesar disso, vemos uma tendência de movimentação grande em um futuro próximo. Mais do que as vagas abertas, esperamos que esta lista ajude os brasileiros a entenderem os rumos do mundo do trabalho e as oportunidades no longo prazo”, afirma Milton Beck. 

Maratona do Emprego e cursos gratuitos

Para ajudar os profissionais a navegarem no mercado de trabalho de 2022, o LinkedIn promoverá três transmissões ao vivo a partir do dia 19 de janeiro. O LinkedIn Notícias fará uma entrevista ao vivo com Grazi Mendes, líder de diversidade, equidade e inclusão da Thoughtworks, sobre áreas e competências em alta para este ano. Também haverá transmissões ao vivo pela plataforma conduzidas por Ana Minuto, especialista em diversidade e inclusão, e Erih Carneiro, mentor em transição de carreira. As conversas trarão dicas sobre como fazer uma transição profissional bem-sucedida e a importância da diversidade para alavancar a sua carreira. As datas, horários e outros detalhes podem ser acessados aqui

A plataforma está disponibilizando ainda cursos do LinkedIn Learning para os usuários da rede com base nas necessidades deste momento: liderança, comunicação e dicas de carreira. Os treinamentos podem ser acessados gratuitamente até o dia 31 de janeiro de 2022: LinkedIn para Busca de Oportunidades: Impulsione sua CarreiraHistórias de Vida: Mulheres na Tecnologia com Danielle Monteiro e Amanda CavallaroComo Trabalhar e Colaborar OnlineMulheres na Liderança: Como Promover Líderes Inclusivas e Inovadoras. 

Metodologia 

Os pesquisadores do LinkedIn Economic Graph e o time editorial do LinkedIn examinaram milhões de empregos iniciados por usuários do LinkedIn de 1º de janeiro de 2017 a 31 de julho de 2021 para calcular uma taxa de crescimento para cada cargo. Para ser classificado, um cargo precisava ter um aumento consistente em nossa base de profissionais, além de apresentar uma alta significativa em 2021. Cargos idênticos em diferentes níveis de senioridade foram agrupados e classificados juntos. Foram excluídos os estágios, os cargos voluntários, os cargos interinos e os cargos dos estudantes, além daqueles empregos em que a contratação era dominada por um pequeno grupo de empresas no país. 

A pesquisa realizada com 1.118 profissionais no Brasil – conduzida pela Censuswide durante o período de 10 a 15 de dezembro de 2021 – também foi mencionada. 

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot