Empreendedores de sucesso sabem usar o corpo como arma. Entenda como fazer isso a seu favor
Tendo em conta a estatura destes empreendedores, você pode ter certeza que mais, se não todos, tiveram algum tipo de coaching para ter a melhor forma de se apresentar.
Então pegue algumas lições fáceis. Algumas dessas práticas de linguagem corporal – tais como o espelhamento dos gestos da pessoa durante uma conversa – pode fazer com que você não se sinta sentir tão natural no início.
Mas não se preocupe – tudo vai aparecer normal para os outros.
#1. Mostrar a sua determinação
Com os braços cruzados e sua postura confiante, o CEO da Tesla Motors, Elon Musk está em uma pose clássica de poder.
Você pode não ter a fama e a fortuna do Musk, mas você ainda deve adotar sua postura poderosa.
“É possível que quando você fingir ser poderoso, é mais provável que você se sinta mais poderoso na realidade”, defende Amy Cuddy, um psicólogo social que pesquisa a linguagem corporal.
Pratique isso por alguns minutos sozinho antes de sua próxima situação estressante para um impulso na confiança.
#2. Demonstre que está de acordo
O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg é retratado aqui, falando com uma jornalista logo após fazer um novo anúncio do produto.
Imitando a linguagem corporal dela durante a uma conversa, como Zuckerberg está fazendo, geralmente demonstra que está de acordo com ele ou ela.
Também, embora pareça estranho, pode ajudá-lo a entender o que outra pessoa está pensando, escreve Jeff Haden.
“Em resumo: imite minhas expressões e você vai entender melhor como me sinto – o que significa que você pode melhor me ajudar a resolver esses sentimentos” diz Haden.
#3. Permaneça aberto a novas informações
O falecido Steve Jobs é lembrado por uma pose mais icônica. Mas essa é uma foto de Jobs menos circula falando com os participantes na conferência anual de World Wide Developer da Apple depois de anunciar o iPhone 4 redesenhado.
Jobs demonstra que quando ouvia outras pessoas, seus braços devem estar ao seu lado e não cruzados. Isso mostra que você está aberto para o que está sendo dito.
#4. Olhe positivamente
Durante uma conversa, faça contato visual. Isso demonstra que você está genuinamente interessado na discussão.
Só não se esqueça de fechar os olhos por muito tempo, que isto pode ser interpretado como assustador ou agressivo – ou ambos.
Além disso, lembre-se de sorrir. Como proprietário do Dallas Mavericks, Mark Cuban demonstra aqui que sorrir é contagioso. Isso não só ajuda a reduzir o estresse no momento, mas vai deixar todo mundo à vontade, também.
#5. Mantenha a calma
Descruzar as pernas é uma maneira fácil de definir um tom descontraído. Aqui Elizabeth Holmes, CEO da Theranos, uma empresa de serviços de laboratório médico, parece perfeitamente estar em casa no palco.
Além disso, descruzar as pernas como descruzar os braços, faz você aparecer mais atento.
#6. Seja claro
Você não precisa ser italiano para ser capaz de comunicar-se com as mãos. Co-fundador do Twitter, Biz Stone e outros oradores envolventes dominam a arte.
Quando feito em uma maneira não-distraída, quando utilizado estrategicamente para acentuar determinadas palavras e frases, existem 2 benefícios em falar com as mãos.
Em primeiro lugar, melhora a sua credibilidade com seu ouvinte. Em segundo lugar, a pesquisa sugere que gesticular com as mãos, enquanto você fala pode ajudá-lo a pensar mais claramente.
___
Este artigo foi adaptado do original, “6 Body Language Lessons From Famous Entrepreneurs”, da Inc.