X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

The Third Wave Steve Case
Livros

5 estratégias para prosperar e sobreviver a 3.a Onda por Steve Case

Steve Case conta sobre suas estratégias de sucesso para o futuro


Estamos chegando a um ponto de inflexão na história econômica: a Terceira Onda da Internet. De acordo com uma pesquisa de 2015 pelo Centro Global para a Transformação dos Negócios Digitais, líderes empresariais disseram que quase metade das empresas mais bem posicionadas em suas indústrias terão desaparecido até 2020.

A presença crescente da conectividade com a Internet em todos os aspectos de nossas vidas deu aos empreendedores ferramentas para transformar as maiores indústrias do mundo – saúde, educação, alimentação, serviços financeiros, energia – e a própria maneira como vivemos nossas vidas. Essa é a boa notícia.

A notícia não tão emocionante é que, depois de passar alguns anos conversando com centenas de empresários, CEOs das empresas, investidores e líderes do governo, estou convencido de que a maioria das pessoas não perceberam o que está por vir. É por isso que eu escrevi o livro chamado Third Wave.

Eu já vi esse filme antes: durante a primeira onda da internet – quando empresas como a AOL, Cisco e outros estavam construindo a infra-estrutura para o mundo online, houve um atraso entre reconhecer o surgimento do novo meio e se preparar para responder. Grande parte dessas indústrias de comunicações e de computação ficaram para trás.

Em seguida, a segunda onda, com novos players criados no topo da infra-estrutura de Internet ganhando escala no social, search, ecommerce, e, eventualmente, na economia dos apps foram alavancados através da revolução dos smartphones.

Hoje, com todo o potencial da “Internet of Everything – IoE” tornando possível a Terceira Onda, uma nova cartilha é necessária. Se você é um CEO, empresário, funcionário ou dirigente política pública – prosperar e até mesmo sobreviver será mais difícil.

Abaixo estão minhas cinco estratégias para garantir o sucesso na Terceira Onda:

1. Seja curioso, ser paranóico

Como muitos têm apontado: a maior editora da atualidade não produz conteúdo (Facebook), mais de um milhão de pessoas se hospedaram com a maior empresa de hospitalidade do mundo (Airbnb) no Ano Novo de 2016, mesmo que essa empresa não possua nenhum quarto de hotel e a maior serviço de táxi não é dono de nenhum carro (Uber). Esta é a ponta do iceberg. Se você está apenas começando, ou sua empresa tem sobrevivido por décadas, não tenho nenhuma dúvida: os objetos no espelho retrovisor estão mais próximos do que parecem. Os CEOs, empresários e funcionários precisam abraçar uma visão de mundo de que uma mudança está chegando – e então precisa articular essa visão de mundo, interna e externamente. Cada membro de sua equipe terão de ser curiosos sobre hoje e que está vindo amanhã com a atenção focada para o que está acontecendo nas bordas de sua indústria com um olho para o que pode acontecer a seguir.

2. Conheça o seu lugar

Nunca foi tão fácil de se abrir e ganhar escala da cidade que chama de lar – não é mais necessário mudar suas operações para Londres ou São Francisco. Estamos descobrindo que a autenticidade local é fundamental. As empresas que utilizam o DNA local de uma cidade estão melhor posicionadas do que nunca para terem sucesso. Descobra o que sua cidade local faz bem e use isso. E alavanque utilizando novas ferramentas como crowdfunding para levantar o capital que você precisa para iniciar ou escalar.

3. Seja um atacante, não um defensor

Como CEO da Amazon, Jeff Bezos observou recentemente, não é uma questão de SE a Amazon será substituída, mas quando será. No mundo dos negócios, há atacantes e defensores. Start-ups estão no ataque e jogam na ofensiva porque eles não têm uma escolha. A mentalidade corporativa, por outro lado, é muitas vezes para proteger o status quo. Os atacantes são apaixonados sobre maximizar oportunidades. Com demasiada frequência, os defensores estão focados em minimizar os riscos. Mas em uma economia que está mudando rapidamente, a inação ou incrementalismo é muitas vezes o maior risco de todos. A Kodak sabia que a revolução da câmera digital estava chegando em 1975, quando um de seus engenheiros a inventou. Eles sabiam que a fotografia digital poderia interromper o seu negócio principal de filmes, a longo prazo, mas os executivos estavam mais preocupados com a curto prazo e não fizeram os investimentos certos em R & D. A Kodak declarou falência em 2012.

É fundamental que as organizações inclinem-se para o futuro, e tenham um viés para a ação e inovação. Fazer mais experimentos – sabendo que muitos falharão – permitirá que as empresas estabelecidas se tornem mais ágeis, mais inovadoras e mais empreendedoras.

4. Envolva-se com o governo

Os governos vão ser mais centrais na Terceira Onda do que foram na Segunda Onda. Você pode não gostar mas é verdade. Se você não consegue descobrir como trabalhar com o governo – e como conseguir que governo trabalhe com você – você não será capaz de sobreviver, ou transformar setores como saúde, educação, energia, serviços financeiros, ou alimentação. Eles têm regimes regulatórios complicados e políticas complexas. Não fuja deles, corra em direção a eles, e você estará bem posicionado para a Terceira Onda.

5. “Se você quiser ir longe, vá junto”

Há um provérbio africano que eu vim a apreciar: “Se você quiser ir rápido, vá sozinho. Se você quiser ir longe, vá junto.” Nos últimos anos, se você teve uma grande ideia para um aplicativo, você pode ir sozinho – era tudo sobre como obter o produto certo e impulsioná-lo via adoção viral. Mas na Terceira Onda, as parcerias serão fundamentais. Start-ups precisam fazer parcerias com empresas para escalar. E corporações precisam fazer parceria com start-ups para que eles possam se beneficiar de inovações na periferia, e estarem bem posicionadas para terem um pedaço do futuro.

__

Steve Case, co-fundador da AOL, é o presidente e CEO da Revolução LLC, uma empresa de investimento com sede em Washington, DC Seu novo livro, “The Third Wave: Visão de um empreendedor do Futuro”, foi lançado essa semana pela Simon & Schuster.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot