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Livros de Marketing- Conheça os 10 melhores

O conceito e a prática do empreendedorismo, certamente, se renovaram — se reinventaram! — com o passar dos anos.


É natural que os negócios acompanhem a velocidade de desenvolvimento da tecnologia e, consequentemente, da mudança das relações pessoais, de comportamento da sociedade e da reinvenção de conceitos há muito arraigados.

Junto à isso, é impossível desconsiderar a importância da literatura no empreendedorismo. Existem milhares de livros, best-sellers ou não, que prometem explicar áreas, conceitos e segmentos de diversos pontos de vista, oferecer soluções e guias ou, em grande parte dos casos, reflexões.

A literatura ajuda a expandir horizontes, aprofundar conhecimentos e, com sorte, contribui para a inspiração de grandes ideias.

Não há nada a perder, não é mesmo?

Pensando na importância de buscar conhecimento aprofundado na literatura, listamos aqui os 10 melhores livros de marketing da atualidade.

É impossível dispensar a importância do marketing para qualquer tipo de negócio hoje em dia. Independente do tipo da sua empresa — seja ela extremamente tradicional ou nova, jovem e dinâmica —, o marketing se faz necessário para definir e fortalecer sua voz, sua imagem e, claro, prospectar e gerar leads.

Está preparado para aumentar sua lista de leituras?

Acompanhe a lista e conheça nossas escolhas de livros indispensáveis para conhecer tudo sobre marketing!

1. Administração de Marketing — Philip Kotler e Kevin Lane Ketler (14ª edição: 2012)

Kotler é, certamente, o autor referência dos estudos de marketing na área acadêmica. Administração de Marketing, que teve sua primeira edição publicada em 1967, hoje em dia é considerado a bíblia dos profissionais da área. Leitura indispensável!

No livro, Kotler e Ketler tratam dos conceitos, da definição de marketing e de estratégias de comunicação — como precificação, concorrência de mercado e outros.

2. A Vaca Roxa — Seth Godin (2003)

O título do livro pode ser engraçado, mas A Vaca Roxa está entre os melhores livros de marketing da atualidade!

Para entender porque, vamos contar um pouco sobre Seth Godin: ele é um profissional com anos de experiência, foi CEO de uma das maiores empresas de marketing dos Estados Unidos e, hoje, transmite sua experiência escrevendo livros sobre comunicação e negócios.

A Vaca Roxa explica que, com a alta competição do mercado, é praticamente impossível alcançar sucesso apenas com slogans bem escritos ou anúncios bonitos. É preciso muito mais do que isso para chamar a atenção de um público que está sendo bombardeado de informação a cada minuto!

O livro trata sobre esse desafio de não ser apenas “bom”, mas ser muito mais, e de buscar estratégias que deixarão sua marca à frente das demais.

3. A Bíblia do Marketing Digital — Cláudio Torres (2009)

É impossível não reconhecer a importância da internet nas estratégias de negócios hoje em dia, não é mesmo?

Por isso, é importante que gestores e gerentes de marketing estejam sempre atualizados nas práticas de marketing digital.

O livro de Cláudio Torres é um guia prático para implementar ações de comunicação no meio digital, que inclui até roteiros práticos para serem aplicados no dia a dia. Ele traz, também, informações das principais mídias presentes na web e descrição de ferramentas e ações.

Não é todo mundo que tem um conhecimento abrangente de marketing e publicidade, e, nesse caso, A Bíblia do Marketing Digital é um bom começo: é um livro acessível, feito para qualquer pessoa que tem interesse em colocar seus negócios no meio digital.

4. As 22 Leis Imutáveis do Marketing — Al Ries e Jack Trout (Edição 2004)

Este livro é de 1994, mas não perde sua relevância.

O título é bem auto-explicativo: os autores Ries e Trout expõem os que eles consideram as 22 leis indispensáveis do marketing.

Eles partem da premissa de que criatividade, estratégia e investimento por si só não resultam em uma campanha de marketing de sucesso. Se uma das 22 regras for quebrada — seja intencionalmente ou por acidente! —, a campanha vai falhar. O livro guia o leitor por essas leis e explica, em detalhes, o que funciona e não funciona no marketing.

5. A Estratégia do Oceano Azul: Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante — W. Chan Kim e Renée Mauborgne (2005)

Já imaginou não ter que se preocupar com sua concorrência?

Imagina ter um público tão bem segmentado e definido, que tem um grau de identificação alto com sua marca, que é única?

A Estratégia do Oceano Azul trata justamente disso!

Os autores estudaram mais de 100 marcas diferentes para entender como elas chegaram em suas posições de destaque e, depois da análise, perceberam que o que as empresas tinham em comum era a criação de nichos de mercado.

Entre os cases mostrados no livro, estão o Cirque du Soleil e a Starbucks. Ou seja, marcas que tem uma individualidade construída tão forte que, ao formarem nichos, não precisam se preocupar com a concorrência ao seu redor! Uma lição e tanto, não é mesmo?

6. Marketing 3.0 – As Forças Que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado No Ser Humano — Philip Kotler (2010)

Já falamos da importância dos estudos de Kotler para o marketing, certo?

O marketing 3.0 é um conceito super atual que coloca em foco o cliente — e, principalmente, o comportamento de consumo do século XXI.

Este livro ajuda a entender como os novos consumidores atuam: seu caráter idealista, que procura comprar experiências e não produtos, e que têm acesso à todo tipo de informação na palma da mão.

É uma dinâmica bem diferente do que as mostradas nos estudos de marketing de décadas anteriores, e é por isso que esse livro é tão importante! Entender o comportamento dos clientes é essencial para direcionar estratégias de negócios com sucesso.

7. Ideias que colam: Por que Algumas Idéias Pegam e Outras Não — Dan Heath (2007)

Você já parou pra refletir sobre porque algumas campanhas de marketing viralizam num instante e outras não conseguem chegar lá?

O livro de Dan Heath é um best-seller justamente por tratar dessa temática: quais são os fatores que levam ideias ao sucesso e adesão absolutos.

O autor expõe os principais princípios que as ações devem atender para atingir esse objetivo — entre elas, estão simplicidade, acessibilidade, concretude e apelo emocional. Além disso, o livro deixa claro de que ideias excepcionais não são privilégios de pessoas hiper inteligentes ou de deuses do marketing: com conhecimento, todo mundo consegue colocá-las em prática!

8. Fenômenos Sociais nos Negócios – Groundswell — Charlene Li e Josh Bernoff (2009)

Esse livro é excelente para empreendedores por se tratar do impacto causado pelas redes sociais nos negócios. Sabemos que se informar sobre o poder das redes é essencial, não é mesmo?

Os autores pesquisaram dados reais de grandes marcas e, no livro, apresentam cases sobre como o uso do Facebook, YouTube e blogs, por exemplo, foram fundamentais para alavancar vendas e fortalecer identidades de marcas. Leitura indispensável para gestores que procuram entender como lidar com a força das redes sociais na web.

9. Likeable Social Media — Dave Kerpen (2011)

Ainda sem versão em português, Likeable Social Media — ou, em tradução livre, mídias sociais “gostáveis” — é um livro diferente sobre mídias sociais.

Ao contrário dos outros desse segmento já apresentados aqui, Dave Kerpen fala do poder de adesão das redes sociais por outro enfoque: aproveitar o poder da propaganda boca a boca para transformar seu negócio.

Se sua empresa entrega valor, surpresa e confiança — e transmite isso em suas redes sociais —, seus clientes vão se tornar divulgadores do seu serviço.

10. Content Rules — Ann Handley e C. C. Chapman (2012)

Sabemos que, com o número de plataformas de produção, divulgação e transmissão de conteúdo que temos hoje — desde o YouTube até o Medium —, é comum se sentir perdido e não saber qual deles tem mais a ver com seu negócio, e onde investir.

Content Rules é justamente sobre isso: ele aborda as várias formas de conteúdo e como conseguir resultados de engajamento do público.

Um dos principais fatores que contribuem para uma comunicação online autêntica e de qualidade é conhecer a voz da empresa, e saber projetá-la através de diversos canais. Conhecendo as diferentes plataformas, seus pontos fortes e fracos e as potencialidades de cada uma, essa tarefa se torna mais fácil e sua presença digital só tende a fazer sucesso!

E aí, o que achou da nossa lista de livros de marketing?

Entender a essência e a história do marketing, como nos livros indispensáveis de Kotler, assim como a sua prática no cotidiano, como nos guias de social media, é tudo o que você precisa para criar a estratégia ideal para o seu negócio. Além de, claro, colocar todos os seus estudos em prática!

Não perca tempo e comece suas leituras agora mesmo 🙂

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