X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Empreendedorismo

O cérebro dos empreendedores é diferente?

O cérebro dos empreendedores é diferente?

O que acontece no cérebro dos empreendedores que os tornam pessoas diferentes?


O que acontece no cérebro dos empreendedores que os tornam pessoas diferentes?

Muitos profissionais têm reclamado muito de que os empreendedores pensam de forma mais criativa do que todo o resto, porque eles são conectados de maneira diferente.

Recentemente, pesquisadores acadêmicos começaram a levar essa ideia a sério.

Uma equipe de neurocientistas e estudiosos capturaram imagens do cérebros dos empreendedores e gestores que estavam concentrados em tarefas que envolveram abordagens alternativas para a solução de um problema.

Os pesquisadores descobriram que quando os empreendedores estão mais propensos do que os gestores a usarem o lado direito do córtex pré-frontal, que é associado à criatividade.

Os gestores tendem a usar apenas o lado esquerdo, associado com o pensamento lógico.

Porque empreendedores e gerentes se aproximam do problema de maneira diferente? Como um dos pesquisadores descrevem as diferentes experiências de empreendedores e gestores pode leva-los a pensar de maneira diferente.

As situações que os empreendedores enfrentam pode condicionar o cérebro a se aproximar do problema de maneira diferente dos gestores.

Mas os empreendedores podem abordar o problema de uma maneira diferente porque são altamente conectados e cobrados para usar a criatividade. Como os autores reconhecem, as pessoas que nascem com tendência a serem criativos são mais propensos a empreender.

A genética pode ser responsável por isso. Uma outra pesquisa feita com mais de 3 mil gêmeos britânicos mostraram que os mesmos fatores genéticos que são responsáveis ​​por ter uma personalidade criativa também tornam as pessoas mais propensas a identificar novas oportunidades de negócio e empreender.

Além disso, na investigação verificou-se que uma versão de um dos genes que regula o nível de dopamina no cérebro, e que está associado com uma tendência para procurar novidade, era mais comum entre os empreendedores que os não-empreendedores.

Então, de alguma maneira, os empreendedores funcionam de uma maneira diferente de todo o resto.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Are Entrepreneurs’ Brains Wired Differently?”, da Entrepreneur.

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo