Você usa jargão no seu dia-a-dia? Aqui estão algumas razões para você eliminar isso de sua rotina
Muitas pessoas fazem questão de não usar palavras estranhas ou desnecessárias quando estão apresentando uma ideia, produto ou plano de negócio.
Isso é uma coisa que muitas empresas não pensam, mas pode fazer muito mal à sua imagem. Por isso, certificar-se que você não usa palavras estranhas é uma das coisas mais importantes e pode destruir a sua credibilidade se você fizer isso.
A explicação é que jargões são palavras que soam estranhas e porque precisamos falar da maneira mais simples possível para que nossa ideia possa ser entendida.
Você se lembra do princípio KISS (Keep It Simple, Stupid). As pessoas podem saber tanto quanto você sobre um tema.
Mas, em algum momento, ficar empossando palavras com conotações desnecessárias pode fazer com que as pessoas tenham uma ideia errada sobre você: a de que você é um chato que fica usando jargões desnecessários para parecer saber mais do que os outros.
Por outro lado, você ainda pode empregar as palavras do jeito errado.
Digamos que você vende sistemas de raio-x para clínicas e profissionais que estão acostumados com o jargão e, você pode acabar usando as palavras do jeito errado.
Além disso, as pessoas podem chamar as coisas de outros nomes. Eles podem ter uma gíria ou apelido para o seu jargão. Ou podem até mesmo achar engraçado o seu esforço para falar palavras difíceis.
Aqui eu paro e faço uma pergunta: quem precisa de jargões de negócios? Palavras que não acrescentam nada no seu discurso.
Quando eu falo sobre webwriting, falo sobre palavras e adjetivos sem sentido. Essa é a categoria que os jargões se encaixam. Pra que usar palavras que podem ser substituídas por outras melhores e mais simples?
Quando as pessoas pararem de querer empossar seu discurso com jargões, a comunicação vai ficar melhor, mais simples e, fluir.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Understand Business Jargon!”, do The Frugal Entrepreneur.