As análises de negócio são essenciais para o sucesso mas requerem esforços. Veja como essas práticas podem te ajudar a manter seus clientes e a crescer seu negócio
No que diz respeito à crescimento de negócio, entender quem são seus clientes-chave, aqueles responsáveis pelo maior tempo de vida útil e adaptar o seu produto em torno destas pessoas é fundamental. A execução dessa idéia, no entanto, requer certo esforço.
A coleta de dados de BA (Business Analysis) deve ser feita desde o primeiro dia, e seu entendimento carece de certa atenção especial.
A coleta de dados de BA (Business Analysis) deve ser feita desde o primeiro dia.
A maior dificuldade na maioria das startups é encontrar, durante seu período de crescimento, o fator que vai determinar quais clientes vão empurrá-lo para o próximo nível de rentabilidade, e como você pode alcançá-los. Análise de negócios, ou BA, é a chave para responder a essas perguntas.
No início, dificilmente entendemos quem realmente são nossos clientes. Essencialmente, cada venda é de suma importância e cada novo cliente deve ser valorizado. Mas isto não é uma estratégia que leva a um crescimento a longo prazo. A chave resulta em determinar o valor total de vida útil para cada remessa, a partir de cada canal. Somente quando você tem essa informação na ponta dos dedos, você pode determinar onde você deve colocar seus gastos e esforços com marketing.
No início do processo, você precisa ter um bom conceito de análise de negócios ao invés de compreender quem são seus clientes-chave desde o início. A necessidade da demanda de dados gira em torno de três a cinco meses, a fim de realizar uma boa análise, sendo assim, você deve coletar o máximo de dados possível a fim de transformar isso em inteligência rentável à seu negócio.
Nos estágios iniciais deve-ser testar todos os canais possíveis – mesmo offline – e torná-los o mais mensuráveis possíveis. Nunca execute nada que não consiga mensurar.
Muitas vezes, startups cometem o erro de pensar que ações de marketing viral não custam nada e, partindo desse princípio, não há necessidade de medição.
Isso é um equívoco por duas razões: em primeiro lugar, você precisa saber se a estratégia viral é bem sucedida, e em segundo lugar, o marketing viral requer a contribuição de pessoas que fazem o conteúdo viral e que dão força à onda inicial de compartilhamentos.
Se o custo e os benefícios, de uma campanha viral estão escondidos você corre o risco de jogar dinheiro fora. No pior dos casos – se a campanha viral não decola – você precisa ter o aviso prévio deste.
O BA indica onde seu negócio pode desmoronar – por exemplo, onde usuários abandonam a cadeia de conversão durante a experiência em um site – e onde ele começa decolar – como por exemplo, aonde usuários finalizam o processo de compra em uma plataforma de e-commerce.
O uso dessas práticas são fundamentais para o desenvolvimento de sua estratégia de marketing e análises. Assim como diferentes métricas, tais como taxa de conversão e custo por cliente, que podem lhe informar sobre o desempenho relativo de diferentes canais. Com isso, demonstra-se como é possível dobrar o valor de sua receita com marketing através da identificação de seus canais mais rentáveis, em vez de se concentrar no custo por cliente.
É importante enfatizar o CRM, como forma de construção de valor para o cliente. A coleta de dados de BA, desde o início, ajudará a projetar novos formas de uso inteligentes, e eficazes na ativação e manutenção do relacionamento com o cliente.