O conteúdo mudou a maneira em que interagimos online. Aqui está o que você precisa saber para ter cobertura da mídia
Vamos pegar uma carona de volta para o final de 2007, o ano em que o Twitter começou a decolar, e quando a indústria de relações públicas começou a enfrentar um pequeno ponto de oscilação.
Os e-mails frios não eram tão eficazes como muitos jornalistas acreditavam. Com o início das mídias sociais e a capacidade de ir diretamente até a fonte, os jornalistas tinham todo um novo mundo de informações ao seu alcance.
Embora a internet já tivesse atingido a maioridade (estava com 19 anos), o campo de jogo mudou drasticamente – foi o início da era todos podem ser uma editora de conteúdo.
Em vez de pânico, os profissionais de relações públicas tiveram que adaptar rapidamente a sua estratégia para esse mercado em rápida mudança.
No entanto, não importa qual seja a estratégia de relações públicas de sua empresa, os objetivos de negócio globais permaneceram os mesmos:
- Ganho de consciência.
- Estabelecer liderança de pensamento.
- Construir uma comunidade ou embaixadores de marca relevantes e leais.
- Recrutar novos clientes.
Assim, os relações públicas encontraram 4 elementos-chave para conseguir espalhar suas histórias por aí.
- Contar uma história
- Ajudar os jornalistas a te destacarem entre seus concorrentes.
- Criar conteúdo cativante que os clientes e jornalistas vão achar valioso
- Fazer uma extensa pesquisa para descobrir onde as audiências estão e distribuir o seu conteúdo.
Em outras palavras, os relações públicas começaram a fazer marketing de conteúdo. Existem várias outras formas que fizeram o marketing de conteúdo mudar nossas maneiras de agir.
Aqui estão algumas evidências de como isso funciona hoje.
#1. Todo mundo é um contribuinte
Se você der uma olhada na Entrepreneur, Inc, Fast Company, The Next Web e várias outras publicações populares, você vai notar que muitos autores são realmente contribuintes – fundadores, CEOs, CMOs, gerentes da comunidade, e assim por diante.
Desde que o seu conteúdo seja de alta qualidade e não seja excessivamente promocional, publicações, muitas vezes, consideradas bem escritas viram conteúdos de braços abertos.
#2. Publicações querem publicar líderes de pensamento
Em outras palavras, as publicações desejam publicar o trabalho de pessoas com muitos seguidores.
Isso não quer dizer que eles não se preocupam com a qualidade sobre a quantidade, porque a maioria se preocupa. Mas é útil que eles saibam que você estará compartilhando a sua peça em seu site com os seus 50 mil seguidores, por exemplo.
Afinal, as publicações também precisam de clientes.
#3. Blogs corporativos estão se tornando publicações tradicionais
Você já viu a Buffer, Contently, GrooveHQ e o Hubspot? Você encontra milhares de ferramentas, ideias, inspiração, conselho de negócio sólido, ou as melhores práticas?
Quer seja um novato ou um profissional de conteúdo experiente, a resposta provavelmente é “sim”.
As empresas estão alavancando seus blogs como meios de comunicação para distribuir informações valiosas com o objetivo final de impulsionar o tráfego para seu site, para que eles possam converter e qualificar leads em clientes.
Uma possibilidade que está sendo mencionada é que alguns desses blogs poderiam ter um retorno maior do que publicações tradicionais, dependendo do seu público-alvo e objetivos.
Em outros casos, as empresas estão simplesmente procurando construir credibilidade e liderança de pensamento dentro de sua área.
#4. A distribuição tornou-se uma necessidade
Então, você tem esse ótimo post descrevendo tudo que alguém poderia querer saber sobre marketing de conteúdo, e agora?
Só porque você publicou um post em seu blog, não significa que elfos mágicos do Google vão fazer todo o trabalho de trazer as pessoas para o seu site. Você tem que fazer o trabalho pesado.
Promova o seu conteúdo mais de uma vez nas mídias sociais (sem ser ofensivo). Publique em fóruns pertinentes, Grupos do LinkedIn, Grupos do Facebook, compartilhe em sua newsletter, envie e-mails para os principais influenciadores que achariam interessante, etc.
#5. Não temos medo de promover um pouco seu trabalho
Compartilhar sua própria cobertura na mídia, apesar de totalmente inocente, às vezes pode soar arrogante.
Mas quando passamos horas pesquisando e produzindo uma peça de conteúdo, não estamos só animados, estamos orgulhosos de compartilhá-lo através de canais, várias vezes.
Não tenha medo de promover o seu próprio trabalho. O Buffer faz isso. Muito.
Só não se esqueça de incluir uma mistura de ambos os conteúdo, responde as perguntas dados usuários e agradecendo pelos compartilhamentos sociais e outras contribuições.
Mais uma coisa importante
Como você pode ver, como as nossas comunicações (e vida) tornam-se cada vez mais digitais, as linhas entre relações públicas tradicionais e o marketing de conteúdo moderno continuam a se fundir e se confundir ainda mais.
Isso é uma coisa boa. Isso nos apresenta uma oportunidade de sermos criativos na maneira de contar e compartilhar nossas histórias com nossos públicos.
Afinal, o interesse das pessoas sempre é por boas histórias.
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Este artigo foi adaptado do original, “6 ways contente marketing has changed the way we do PR”, do The Next Web.