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Marketing de Conteúdo

Você não pode criar conteúdo viral

Você não pode criar conteúdo viral

Criar conteúdo viral é o desejo de toda marca. Mas será que é isso mesmo que você deveria fazer?


Criar conteúdo viral é o desejo de toda marca. Mas será que é isso mesmo que você deveria fazer?

Os gatos são o caminho mais curto até a viralização.

Os gatos são o caminho mais curto até a viralização.

Se você é responsável por todo o marketing de conteúdo, as pessoas devem estar em cima de você para que você crie conteúdo viral.

Seja qual for o motivo para querer criar um conteúdo viral, em breve você vai descobrir que isso é difícil de produzir.

Então, o que é conteúdo viral? O conteúdo viral se espalha como um vírus. De uma pessoa a pessoa, viral é o conteúdo que as pessoas desejam compartilhar com seus amigos e colegas de trabalho.

Por que o conteúdo se torna viral

O conteúdo se torna viral porque vale a pena compartilhar.

A razão pela qual o seu conteúdo (e o meu) nunca vai se tornar viral é porque ele é chato. Eu escrevo sobre marketing para um grupo muito pequeno de pessoas, por isso a maioria das pessoas não acha interessante.

É chato e não vale a pena compartilhar com todos os seus amigos.

Isso garante que será inútil? Não, eu escrevo um bom conteúdo, mas não é para todos.

Então, o que as pessoas compartilham? Elas compartilham drama, polêmica, humor e conteúdo chocante. Elas compartilham o conteúdo que as faz sentir alguma coisa.

Todos os sites que visito que falam sobre marketing de conteúdo sempre falam sobre a criação de um melhor conteúdo.

Se você escrever melhor mais pessoas irão interagir com o site. Isso não é inteiramente verdade.

Olhe sites como Cracked, Mashable ou Buzzfeed; a escrita nesses sites é muito pobre ainda, e todos os dias eu vejo alguma coisa vinda desses sites no meu feeds de notícias.

Por quê? Porque seu conteúdo faz sentir alguma coisa. Esses sites geralmente têm mensagens engraçadas sobre desenhos da infância, “Lista Top 5”, “Lista Top 10”, ou algum outro título atrativo.

O que eles não têm são grandes escritores. Eles têm escritores medíocres que são realmente bons na criação de uma série de posts relacionáveis.

A chave para fazer algo viral é fazer algo que outras pessoas possam se relacionar e ter sentimentos fortes:

  • Por que a China é pior do que a Alemanha nazista.
  • 100 Fotos de Vladimir Putin usando chapéus gays.
  • As 10 melhores maneiras de comer chocolate nu.
  • China tem mais monitores de internet do que soldados.

Você lê o conteúdo acima?

O que eu estou dizer é que tentar fazer um conteúdo viral é criar mais conteúdo que se relaciona com as massas.

As pessoas vão compartilhar os conteúdos que elas pensam que seus amigos vão achar interessantes.

Por que esses e-cards estúpidos se tornam virais?

Porque todo mundo odeia segunda-feira, ama sexta-feira, possui animais de estimação, tem familiares, tem um emprego, e etc.

Estamos todos cansados ​​deles, mas continuamos a lê-los, porque podemos nos relacionar com eles, o que nos permite saber como os nossos amigos se sentem e pensam sobre temas aleatórios.

Qual a lógica por trás dos conteúdos que viralizam?

Qual a lógica por trás dos conteúdos que viralizam?

A dificuldade do conteúdo viral

A dificuldade de criação de conteúdo viral é que muitos profissionais de marketing de conteúdo ficam constrangidos pela sua empresa ou marca. Eu não posso escrever qualquer um dos tópicos acima, porque a minha marca é “marketing in China“.

Se eu fosse escrever sobre “Por que a China é pior do que a Alemanha nazista” isso provavelmente iria trazer muito tráfego e poderá se tornar viral na China.

Iria se espalhar na esfera, mas a minha marca não me permitiria escrever sobre isso. É completamente sem sentido, e não agrega valor para as pessoas que estou tentando chegar.

Além disso, é controverso apontar muitas coisas sobre a China que muitas pessoas podem ou não concordar, isso coloca a minha marca em risco.

Dê uma olhada no que aconteceu com a Chick-fil-A, quando o presidente fez uma declaração polêmica sobre o casamento gay.

A tempestade de mídia que se seguiu fez com que a empresa tivesse uma série de problemas de relações públicas e mesmo que as vendas melhorassem, a empresa teve um grande abalo na imagem da marca.

Muitas vezes, as marcas que trabalham com você são a razão de seu conteúdo não ser viral. Há um grande risco em ser viral.

Se você for viral para o cargo errado ou acabar no “lado errado”, isso pode prejudicar a marca da sua empresa. Empresas como Buzzfeed, Cracked e Mashable não veem problema em escrever sobre nada, porque essa é a sua imagem de marca.

Eles criam conteúdo viral.

Como mudar seu caminho

Bem, você não tem que mudar seus caminhos.

Você pode produzir uma grande quantidade de conteúdo medíocre que não melhora sua marca e atrair uma grande quantidade de tráfego que nunca vai converter em vendas, ou você pode se especializar e fazer o conteúdo que seu público-alvo está interessado.

Sinto que profissionais de conteúdo estão procurando um grande post e alguns podem fazê-lo, mas um post não vai mudar muito.

Marketing de conteúdo é sobre fornecer consistentemente conteúdo de qualidade ao longo do tempo.

Você estaria melhor se descobrir o que o seu público-alvo acha interessante ou importante, e fazer isso com qualidade em profundidade, postar semanalmente ao invés de criar cativantes anúncios hora-a-hora.

O que isso quer dizer?

O ponto que estou tentando te levar é que fazer um conteúdo que todo mundo pode se relacionar é complicado e inútil para a sua marca. Você não tem que ser viral.

Se você produz conteúdo que o seu público-alvo considera útil e interessante, eles vão compartilhá-lo com pessoas de pensamento similar.

Qual é o objetivo de obter 1 milhão de visualizações em cada post se nunca levam às vendas. Eu preferiria ter 100 visualizações para cada post de meu público-alvo e fazer 1 venda.

Isso realmente depende de seu objetivo de marketing de conteúdo.

Eu acredito que você deva definir seu objetivo antes de iniciar qualquer marketing de conteúdo, porque sem um objetivo claro, você vai acabar perseguindo números (visitas) e, finalmente, falhar.

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Este artigo foi adaptado do original, “Why You Can’t Create Viral Content”, do Chairman Media.

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