O segredo do marketing de conteúdo não é produzir mais conteúdo, mas sim conteúdo melhor. Veja por onde começar
Um estudo recente da Incite Collaborators descobriu que os profissionais de marketing estão cada vez produzindo mais conteúdo, ao invés de optarem por conteúdos melhores.
Por favor, pare. Agora mesmo.
Qualquer profissional de marketing irá dizer que estão sendo explorados, que eles não têm tempo a perder e querem respostas acionáveis. O mesmo vale para a maioria das outras pessoas, ou seja, o seu público.
Não acredita em mim? Veja o que dizem os especialistas:
- Os nossos períodos de atenção são mais curtos do que os de um peixinho.
- Estamos trabalhando dias mais longos com menos tempo de férias mais do que nunca antes.
- Cerca de 70% do conteúdo fica completamente sem uso.
Se você acredita que a quantidade supera a qualidade, você tem direito a essa opinião.
Se você quer produzir mais conteúdo de qualidade, aqui estão algumas coisas para ter em mente:
- Emoção impulsiona o comportamento. Estudos após estudos mostram que quando as pessoas são movidas pela emoção – boas ou más – elas levam isso em conta.
- Intensidade emocional mais elevada significa maior chance de ação. Níveis medíocres de emoção não nos motiva a agir, mas se estamos emocionalmente carregados – positivamente ou negativamente – cuidado
Agora, aqui estão algumas perguntas para fazer a si mesmo, ou a sua equipe:
- Como é que a emoção é colocada no conteúdo que desenvolvemos atualmente?
- O que é que o nosso público mais gosta?
- Quais as emoções que nosso conteúdo evoca – isso é bom ou ruim?
- Será que estamos tendo a ação que queremos do nosso conteúdo?
Dependendo das respostas, você pode ter algumas oportunidades para reavaliar por que você aciona esse conteúdo, e assim encontrar maneiras de torná-lo melhor. Aqui estão algumas dicas para fazer isso:
- Descubra com o que seu público realmente se preocupa. Isso vai além de sentimentos e discussões.
- Compreenda os drivers emocionais. Para cada emoção, existem causas subjacentes para provocá-las. Coisas como o medo, a falta de comunicação, conflito moral, etc. Se você sabe por que as pessoas reagem de uma certa maneira, você pode melhorar a forma como você entrega uma mensagem.
- Faça alguns testes. O teste A/B é comum no mundo do marketing e não é tão difícil, com todas as ferramentas emergentes e tecnologia disponíveis hoje em dia. Tente diferentes manchetes, gráficos, etc., e monitore suas análises para as mudanças.
Em última análise, você só vai ser tão bem sucedido como as metas e objetivos que você coloca em primeiro lugar.
Se sua estratégia é abafar a concorrência com a quantidade de conteúdo sem sentido, então a emoção pode não ser o caminho a percorrer.
Se você preferir que pessoas compartilhem e comentem bastante o conteúdo nos meios de comunicação, tome conhecimento, em seguida, faça uma análise de emoção em seu processo de desenvolvimento de conteúdo, isso é um bom passo seguinte.
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Este artigo foi adaptado do original, “You Should Create Better Content, Not More”, do socialmedia Today.