Você usa as mídias sociais para encontrar futuros clientes? Aqui está uma maneira de fazer isso
Você está procurando por novas maneiras de gerar leads com as mídias sociais? Seu programa de geração de leads precisa de um upgrade?
Se assim for, você não está sozinho. Apenas 40% dos profissionais sentem que seu mix atual de marketing online atende às necessidades do pipeline de vendas.
Antes de continuar, separamos algumas estratégias de geração de leads para pequenas empresas, que você deveria ler antes de dar continuidade a este artigo.
Qual é o real problema para a geração de leads?
O marketing B2B muitas vezes se conectam às mídias sociais como um veículo de conscientização de marca, e não uma ferramenta de geração de leads.
Mas se você não usar a geração de lead em mídias sociais como uma estratégia, estará perdendo um canal lucrativo de marketing. Se a falta de ROI é o seu maior desafio com as mídias sociais, há uma probabilidade de 2 coisas:
- Sua equipe não chegou a um consenso sobre a maneira de medir o sucesso nas mídias sociais. Não se distraia com as métricas de vaidade (como número de curtidas e seguidores), quando você deve estar centrado em métricas que contribuem para a receita.
- O uso das mídias sociais na sua empresa não se alinha com os objetivos de negócios. Se a sua estratégia de mídias sociais não foi construída para suportar a geração de leads, é impossível ter ROI positivo.
Use as dicas abaixo para começar a gerar leads através das mídias sociais.
#1. Una o conteúdo com um formulário agradável
Em termos de marketing, o que constitui um lead altamente qualificado? Se você respondeu “a geração de um formulário totalmente preenchido”, você provavelmente já tem um conteúdo valioso em seu site que requer que o usuário forneça informações para acessá-lo.
Se você não está promovendo esse conteúdo em seus canais de mídias sociais, você não pode medir a conversão de leads.
Lance uma estratégia de geração de leads em mídias sociais que usa todas as oportunidades disponíveis para promover o seu conteúdo.
Em vez de apenas fornecer um conteúdo valioso, peça aos seus prospects para preencherem o seu formulário antes de acessá-lo. Essa tática permite que as mídias sociais contribuam diretamente na geração de leads.
#2. Amplifique seu público com anúncios sociais focados
Agora que você já ganhou alguma tração com os leads de mídias sociais orgânicas, amplifique seus resultados com uma estratégia de publicidade social inteligente.
Os formatos de anúncios sociais têm amadurecido desde que foram lançados. Com a estreia do Twitter lead generation cards e a renovação do FacebookAds, os anúncios sociais foram reposicionados com sucesso.
O Twitter lead generation card são uma solução de 2 cliques a geração de leads. Eles aparecem como tweets promovidos.
Quando um usuário clica no cartão de geração de leads ele se expande para revelar uma oferta ou formulário de inscrição que é preenchido automaticamente com o nome do usuário e e-mail.
No Facebook, você também pode acompanhar as conversões. Para começar, crie um anúncio que vai chamar atenção dos usuários do Facebook no feed de notícias.
Em seguida, certifique-se que os links do anuncio direcionam para uma página de destino com formulário e coloque um claro apelo à ação.
Antes de começar a rodar o anúncio, coloque um Facebook conversion pixel na página de agradecimento que será exibida para os leads que preencheram o cadastro.
Agora o Facebook irá monitorar automaticamente as métricas necessárias para calcular o ROI, como número de conversões, custo por conversão e o valor de cada conversão.
#3. Otimize a conversão dos anúncios sociais com o Google Analytics
Como você pode acompanhar a geração de leads de mídia social de maneira ainda mais eficaz? Integrar o Google Analytics e as campanha de rastreamento à sua estratégia de promoção social.
Para começar, configure o caminho de conversão de leads como um objetivo dentro do Google Analytics. Podemos usar a página de agradecimento como o destino de seu fluxo.
Uma vez que seu objetivo foi definido, use o Google’s Campaigns URL Builder para marcar corretamente suas ligações promovidas como uma campanha no Google Analytics.
Para isso, você precisa preencher 3 campos para criar uma campanha de Google Analytics:
- Fonte da campanha.
- Mídia em que a campanha será divulgada.
- Nome da campanha.
Quando você tiver concluído os campos, clique em “enviar”. Você vai ter uma URL de acompanhamento. Este é o link que você precisa usar em seu anúncio para que o Google Analytics possa acompanhar as conversões.
Para ver o tráfego, o comportamento do usuário e os objetivos concluídos (ou seja, conversões) especificamente para a sua campanha, vá para: Google Analytics> Aquisição> Campanhas.
Agora você pode claramente ver qual tipo de conteúdo e anúncio gerou a maioria dos leads.
Para calcular o custo por lead a partir daqui, basta usar o relatório nativo das plataformas de anúncio das mídias sociais, ao determinar gasto em cada anúncio e dividi-los pelo número de leads gerados.
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Este artigo foi adaptado do original, “3 Ways to Boost Your Lead Generation With Social Media”, do Social Media Examiner.