Qual é o segredo para o sucesso no mundo pós-digital? Elaboramos um roteiro para você entender como encontrar o sucesso
Muitos especialistas acreditam e defendem, que tudo hoje é digital. Mas o problema é que digital é a palavra mais incompreendida do mundo.
Em 2011, Simon Smith entrevistou mais de 800 empresas sobre suas estratégias digitais. Cerca de 16% descreveram a sua empresa como digitalmente inativa.
E, dos que tinham algum tipo de estratégia digital, 2/3 confessaram que a implementam de maneira não linear.
Aqui está visão geral de porque e como você deve construir o seu sucesso com base em um mundo pós-digital:
#1. Reconhecer a nova dinâmica de poder
Os meios digitais têm provocado diversas mudanças nas interações e relacionamentos com empresas e consumidores. A linguagem B2B e B2C não é tão mais relevante assim.
Os conteúdos e as conversas criados pelo consumidor estão criando a imagem, reputação e impressão das empresas. Isso representa uma mudança significativa na dinâmica.
Como os consumidores estão se tornando cada vez mais influentes, as empresas estão se tornando, em contrapartida, menos poderosas.
Isso significa que você precisa se concentrar mais na compreensão, engajamento e relevância da sua empresa em suas comunidades.
Um bom exemplo foi a British Petroleum que falhou em se envolver no debate após o derramamento de petróleo no Golfo do México em 2010. Isso só serviu para afastar os seus consumidores e prejudicar a reputação da empresa.
#2. Responda à revolução de compra
É hora de rasgar o modelo tradicional do funil de compras. Os consumidores agora passam por um processo dinâmico e não-linear de tomada de decisão.
O que outros consumidores dizem sobre uma marca está cada vez mais se tornando o insumo mais importante na escolha do consumidor. Mais de 2/3 dos consumidores no mundo procuram opiniões e recomendações de terceiros antes de comprar. A capacidade de se envolver com os clientes 1-a-1, particularmente após a compra é vital para o sucesso do negócio a longo prazo. Fazer isso agrega valor e cria lealdade dos clientes.
No entanto, ¼ das empresas não solicitam feedback pós-compra dos clientes. Eles poderiam aprender com a maneira com que a Amazon usa as ferramentas de feedback para envolver os clientes por meio de seu sistema de recomendação.
#3. Retire as barreiras do digital
Assim como a Amazon simplifica a vida dos clientes, a mídia digital pode ser usada para suavizar o seu caminho através de experiências potencialmente desconexas.
Nossos mundos on-line e off-line estão agora fundidos no curso de uma experiência. Essa experiência – como o público encontra e percebe o seu negócio – determina cada vez mais a sua vitalidade. Os consumidores se acostumaram a comprar online, voltar à loja e, receber atualizações do produto.
E eles esperam que cada interação reflita a sua marca de uma forma consistente e envolvente. Todos os aspectos do seu negócio, em todos os departamentos, experiências, ambientes e comunicações, devem fazer o seu cliente se sentir da mesma maneira.
Esta coerência é o Santo Graal na construção de relacionamentos com os clientes e os meios digital oferecem enormes oportunidades nesta busca.
#4. Coloque o digital no centro do palco
Os meios digitais são parte intrínseca das interações entre consumidores e empresas. O digital deve ser o centro da construção de relacionamentos com seus clientes e melhorar a sua experiência.
No entanto, ao invés de usar uma abordagem holística, muitas empresas simplesmente usam a mídia digital como ferramenta de promoção ou geração de ideias.
Muitos de nós têm caixas de e-mail cheias de voucher do Grupon ou outras empresas de compra coletiva. Embora isso possa impulsionar as vendas no curto prazo, ao longo do tempo ele pode deteriorar as percepções de marca e, finalmente o valor do negócio. Em alguns casos, esse tipo de promoção levam a um volume altamente insustentável com resultados catastróficos para a reputação e receita da empresa.
Atividades digitais bem planejadas permitem conexões mais significativas com os clientes.
Em 2011, a Tesco criou um supermercado virtual em um outdoor do metrô sul-coreano. As pessoas poderiam escanear os QR codes dos produtos no quadro de avisos, comprá-los e recebê-los em 24 horas. Isso reforçou o foco da Tesco na conveniência e trouxe benefícios reais para os clientes.
Curiosamente a varejista teve uma difícil jornada no mercado inglês durante a temporada de 2010 e 2012, porque recorreram a cortes de preços em vez de criarem valor.
#5. Crie uma cultura digital
O digital mudou a forma como todos nós vivemos nossas vidas e fazemos as nossas escolhas.
Existe uma crescente desconexão entre as mídias sociais cada vez mais flexíveis que todos nós apreciamos e as estruturas rígidas e hierarquizadas em que a maioria de nós trabalhamos.
No mundo de hoje, tudo o que impede a rapidez e agilidade contribui para o fracasso. Para manter-se com os mercados em rápida mudança, as empresas precisam mover a sua estrutura de uma abordagem vertical para horizontal.
As empresas precisam criar ferramentas e processos que permitam que os funcionários se conectem e colaborem na organização.
Assim é o mundo pós-digital
Assim como o sucesso do negócio depende da força da marca, o digital é fundamental para criar marcas de sucesso.
E, você, precisa do digital para isso acontecer. Tudo realmente é digital. E como podemos perceber, o digital veio para ficar.
O sucesso se resume a compreender as pessoas e seus comportamentos. Se você pode envolver seus consumidores e melhorar a sua experiência, você vai construir a sustentabilidade do negócio a longo prazo.
Este artigo foi adaptado do original, “5 Ways To Build Brands in the Post-Digital World”, da FastCompany.