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7 frases que os relações públicas odeiam ouvir

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Se você está cogitando contratar uma equipe de relações públicas, aqui está o que você tem que evitar


Se você está cogitando contratar uma equipe de relações públicas, aqui está o que você tem que evitar

Saiba o que não fazer com a sua equipe de relações públicas.

Saiba o que não fazer com a sua equipe de relações públicas.

Sua equipe de relações públicas pode fazer coisas muito boas para você – mas eles não trabalham com mágica.

Então você contrata uma equipe de relações públicas para ajudar a sua empresa com seus comunicados. Isso pode ser um grande passo para muitas startups.

Infelizmente, muitos empreendedores simplesmente não entendem o que os profissionais de relações públicas realmente fazem.

Para saber como entender melhor uma equipe de RP, reproduzimos abaixo uma entrevista com GG Benitez, da GG Benitez & Associates Relações Públicas.

De acordo com Benitez, o grande problema é que muitos clientes confundem relações públicas com publicidade. Na publicidade, você controla o serviço de messaging do seu produto até o fim da linha. E este não é o caso quando se trata de relações públicas.

Então, vamos às 7 frases que sua equipe de relações públicas vai odiar ouvir de você.

#1. “Eu quero estar no jornal amanhã”

Se você está apenas começando uma campanha de relações públicas, não espere acabar na primeira página de um grande jornal – ou em qualquer outra grande agência de notícias – na sexta-feira.

Campanhas de relações públicas e assessoria de imprensa levam tempo e você precisa estar ciente dos ciclos de publicação.

É ótimo sonhar alto, mas não espere ver o nome de sua empresa em letreiros luminosos durante a noite.

#2. “A Ivete Sangalo publicou uma imagem do nosso produto no Instagram – vamos usá-la em todos os lugares”

Não tão rápido. Antes de correr como um raio e colar a imagem em todos os lugares, lembre-se que existem leis que regem o uso de imagens e de direitos autorais, e que cada situação é única.

Sua equipe de RP pode orientá-lo sobre os usos apropriados de imagem e se necessário ajudá-lo a obter os direitos e permissões de fotos,  mas é importante entender que eles não podem pegar imediatamente uma imagem do Instagram de uma celebridade e torná-la parte do seu novo slogan.

#3. “Eu conversei com um repórter, mas não fui incluído na história. Você fez algo errado”

Pode ser porque o repórter estava trabalhando com um prazo apertado e você não finalizou rápido o suficiente. Ou talvez simplesmente não era um bom ajuste.

Porém, tenha isso em mente: o repórter tomou tempo para entender mais sobre a sua empresa ou produto. Você agora aumentou consideravelmente as chances de ser incluído em sua escolha de publicação no futuro.

#4. “Uma vez que temos uma equipe de relações públicas, obviamente apareceremos na mídia”

Assim como você não pode entrar no Propmark do dia para a noite, não há garantias de relações públicas quando se trata de aparecer na mídia. Às vezes, a sua história vai gerar 80 publicações, às vezes só serão 8.

Tenha em mente, a cada campanha sua equipe está desenvolvendo contatos valiosos na mídia e gerando sensibilização da sua história ou produto.

A sua empresa não vai aparecer na mídia da noite pro dia.

A sua empresa não vai aparecer na mídia da noite pro dia.

#5. “Acabamos de receber uma grande coberturade mídia, agora vamos ver as vendas decolar”

Adie a compra daquela BMW, mesmo que seu produto tenha sido apresentado no Mais Você. Nem toda cobertura é sinônimo de um aumento dramático nas vendas.

Às vezes, o valor da cobertura não vem com uma caixa registradora de brinde, mas sim com a construção da consciência e da autoridade de uma marca. Todas estas coisas se somam a uma empresa mais rentável e poderosa, e não são todas as coberturas que são bem sucedidos e que serão sinônimos de uma colheita econômica.

#6. “Eu só contrato uma equipe de relações públicas, de modo que eu possa ver os resultados em cerca de 30 dias”

Não é bem assim. Não há um cronograma de resultados de relações públicas. Se uma empresa de relações públicas promete resultados dramáticos no final do mês, eles não estão sendo honestos.

Relações públicas são um longo jogo, onde se cria conscientização e relações de marca ao longo do tempo.

Elas dependem dos ciclos de notícia das mídias e o seu impacto na cultura em geral. Um dia o seu negócio de bonés personalizados está caminhando, e no próximo Dado Dolabella é preso com um deles e de repente você está no Jornal Nacional.

Você nunca sabe o que o futuro pode trazer, e não são só as relações públicas que podem prometer-lhe uma timeline de sucesso.

#7. “Eu vou voltar para você o mais rápido que eu puder”

Bem, você pode estar perdendo uma grande oportunidade. O ciclo de notícias se move rápido, e se você não estiver disposto a ajudar, não há muito que os RP podem fazer.

Repórteres e editores estão no prazo, quando se trata da oportunidade da sua empresa aparecer nas mídias sociais. Além disso, quando você realmente conseguir esse espaço, é importante ter um plano para compartilhar imediatamente sua grande notícia.

As relações públicas são uma ferramenta valiosa para qualquer empresa. É importante, no entanto, ter expectativas realistas sobre o que ela é e o que ela pode fazer pela sua empresa.

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Este artigo foi adaptado do original, “7 Phrases Your PR Team Doesn’t Want To Hear”, da Inc.

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