X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Marketing Digital

Aprenda a criar campanhas de marketing viral

Aprenda a criar campanhas de marketing viral

Você está na jornada de busca por um viral? Aqui estão algumas ideias que podem ajudar


Você está na jornada de busca por um viral? Aqui estão algumas ideias que podem ajudar

Qual é o segredo por trás do sucesso viral?

Qual é o segredo por trás do sucesso viral?

Todo mundo está na batalha pelo próximo viral. Se você perguntar às pessoas que experimentam um frenesi sobre seu conteúdo regularmente, elas vão garantir que isso não é tão difícil.

Felizmente, há muita informação disponível para as pessoas que querem saber o que é preciso para criar o próximo viral.

Se você está procurando por esse segredo, aqui vai: o conteúdo viral geralmente inclui a maioria, quando não todos, dos seguintes critérios.

#1. Uma mensagem positiva

Como um todo, as pessoas encontram situações negativas em suas vidas diariamente.

Quando elas se deparam com algo positivo ou edificante, elas são mais propensas a passar isso para outras pessoas, para espalharem alegria.

Um conteúdo bem humorado recebe mais atenção do que o material negativo ou ofensivo.

#2. Emoções de grande excitação

Uma pesquisa feita por Jonah Berger sugeriu que as 7 emoções seguintes evocam grande excitação nas pessoas, e quando orientadas, ajudam na rápida exposição de informações: raiva, ansiedade, temor, medo, luxúria, alegria e surpresa.

Por que essas emoções são universalmente compartilhadas e provocam uma reação emocional fisicamente, o conteúdo que agrada a eles tem maior taxa de resposta.

Um vídeo pode apelar para o espanto e alegria em uma pessoa, mas vai fazê-lo de maneiras deliberadas e preciosas para que cada emoção ocorra em pleno vigor.

#3. Assunto útil e valioso

O conteúdo é mais provável de ser compartilhado em massa se agrega valor ao expectador.

Se ele inclui dicas de negócios, lições de vida, ou de alta demanda, as pessoas vão se agarrar a informação que pode trazer a si mesmo valores práticos.

Antes de criar uma campanha, os anunciantes devem se perguntar:

  • Quem é o meu público?
  • O que eles se preocupam?
  • O que eu posso dar a eles?
  • O que eu posso mostrar a eles?
  • O que eu quero que eles experimentem?
  • Como vou motivá-los a compartilhar?

Uma vez que essas questões tem respostas sólidas, o próximo passo é traduzir uma campanha de marketing de outra forma natural em conteúdo viral.

Se você não conhecer seu público, seus anseios e desejos, você nunca vai conseguir produzir um viral.

Se você não conhecer seu público, seus anseios e desejos, você nunca vai conseguir produzir um viral.

Aqui estão algumas dicas:

  • Colabore com as editorias: descubra o que seu público quer, para que eles ajudem você contribuindo para conteúdo que você está oferecendo.
  • Dê às pessoas as últimas notícias: compartilhe o mais recente avanço médico, o produto mais quente do mercado, o vídeo de um desastre natural. O conteúdo deve ser fresco e relevante para seus telespectadores.
  • Inclua recursos visuais: as pessoas estão 80% mais propensas a responder ao conteúdo com efeitos visuais do que aos que não possuem esse tipo de recurso.
  • Crie uma isca: concentre-se em um tipo de público exclusivo. Pessoas que vivem em uma determinada região, faixa etária específica, grupo religioso e etc.
  • Crie um loop viral: produza conteúdo que as pessoas possam usar para criar conteúdo ao redor dele.

Por último, mas não menos importante, lembre-se dessas regras de ouro:

  • As campanhas devem ser otimizadas para todos os tipos de tráfego. Com o tráfego móvel crescendo de maneira constante, toda a publicidade precisa ser atraente, não importa em qual canal.
  • Reveja suas postagens antigas para saber o que deu certo e o que deu errado. Você precisa aprender com ambas.
  • Publique coisas que serão relevantes para um longo período de tempo.

Enquanto as informações acima parecem bastante fáceis, a persistência é o que mais importa. A maioria das pessoas não terão sucesso em sua primeira tentativa, nem na centésima.

No entanto, como a maioria dos especialistas concordam, a aplicação contínua das orientações vai acabar resultando em um conteúdo consistente e valioso que vai construir um público fiel e, eventualmente, trazer o tráfego dos sonhos.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Voila! How to Create Viral marketing Campaigns”, do Madrivo.

Comente este artigo

Populares

Topo