Uma das razões que fazemos marketing para nossos consumidores, além do nosso desejo de criar brand awareness, é comunicar como e como nossos produtos são diferentes e melhores que os da concorrência. Claro, como os produtos são criados e as experiências são arquitetadas podem ser diferenciadores. Mas nós muitas vezes não enxergamos as oportunidades para diferenciar e agregar valor – especialmente quando é relacionado às nossas táticas de marketing.
Numa feira, os vendedores de fruta lutam pela atenção de quem está passando. A tática é adotada pela maioria é a de dar descontos e falar alto. As pessoas que usam essa tática mudam seu discurso durante o dia ou dependendo do seu estoque, assim isso apela qualquer coisa pela qual o comprador de barganha está procurando. O resultado fica parecendo como uma inconsistente, errática emergência (o sem dúvida geralmente o é).
Contraste isso com a do mercador que apresenta uma pequena quantidade de produtos de qualidade, sazonais. Não há descontos nem gritarias no seu balcão. Sua abordagem paciente, previsível e consistente significa que as mesmas pessoas retornam toda a semana. Alguns encaminham seus amigos, e sua base de consumidores leais aumenta com o tempo sem apelação. Sua estratégia de marketing é um ato intencional de diferenciação.
Sua estratégia de marketing é um ato intencional de diferenciação.
Nosso marketing deve ser tão deliberado, diferenciado e alinhado com nossos valores quanto os produtos que procuramos fazer, servir e vender.
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