X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

email marketing automation
Marketing Digital

Automação de marketing: 4 pontos antes de começar

Quer desenvolver automação de marketing digital? Veja os quatro pontos que você precisa saber antes de começar.


A combinação entre marketing e tecnologia reformulou o modo como consumidores e empresas enxergam a publicidade. A consolidação de novas mídias alterou o comportamento dos usuários, ao mesmo tempo em que diversas ferramentas surgem para coletar informações comportamentais das pessoas na web. A automação do marketing digital passou de tendência à realidade nos últimos meses, justamente por aperfeiçoar a criação e gerenciamento de campanhas.

Mas antes de começar essa jornada, confira quatro pontos cruciais sobre o tema:

1 –Números orientam a tomada de decisões – mas não qualquer número

A primeira preocupação é em relação aos indicadores que irão orientar a tomada de decisão da empresa – é preciso definir quais números contarão o sucesso de suas iniciativas, do contrário o grande volume de dados disponível irá dispersar as análises. Definidos os números, é preciso tê-los periodicamente à mão para acompanhar o andamento das ações. Uma importante recomendação é automatizar a extração e consolidação de dados de investimento em mídia e o desempenho dos ambientes digitais e de vendas. Assim, o profissional tem um panorama claro de onde deve atuar sem perder tempo com o levantamento dos números.

2 – Réguas de comunicação são parte inseparável de uma estratégia de automação

Depois de identificar os melhores canais de atuação, é preciso criar as sequências das interações automatizadas com seu cliente – desde o primeiro estímulo à compra até o apoio para a decisão final – para que as iniciativas de marketing tenham coerência e tornem o processo de compra cada vez mais eficiente. Este é um processo contínuo: a partir dos dados consolidados, é possível analisar o que deu certo e o que precisa de ajustes.

3 – Compreenda as necessidades de seus clientes ou nada irá funcionar

Atualmente, nenhuma ação ou campanha de marketing obtém sucesso se não estiver condizente com as necessidades e preferências do consumidor. Isso permite uma precisão na compra de mídia, minimizando a dispersão do investimento e aumentando a personalização das mensagens.

4 – Não crie ilusões

A automação de marketing digital é um excelente recurso para a estratégia de crescimento de qualquer empresa, mas ela não faz milagres. Há muitos casos em que o conhecimento implícito de cada profissional sobre a realidade da corporação – e o que funciona – supera os resultados dos algoritmos existentes. Não deixe de usar este conhecimento e sua experiência como ponto de partida de desenho ou da revisão de sua estratégia.

___

Felipe Marx é especialista em Digital Analytics & Online Media da Locaweb

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot