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Redes Sociais

6 maneiras para amadurecer suas iniciativas de mídias sociais

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As mídias sociais estão evoluindo. Aprenda a crescer junto com elas


As mídias sociais estão evoluindo. Aprenda a crescer junto com elas

As mídias sociais estão na adolescência. E crescendo. É preciso amadurecer suas ideias.

As mídias sociais estão na adolescência. E crescendo. É preciso amadurecer suas ideias.

As mídias sociais são mais velhas do que pensamos. Os Listservs foram a primeira incursão na vida social e estavam vivos no final dos anos 70.

Mas, o mainstream social está se tornando um adolescente. Os adolescentes podem ser um bando descontroladamente frustrante. Eles mudam, têm atitude e um desejo único e ardente de apertar botões e converter desafios.

Houve um grande tumulto sobre como Facebook mudou seu algoritmo para dificultar o alcance das fanpages.

As pessoas têm dito que eles estão mordendo a mão que os alimenta. Já no Twitter, eles estão trabalhando duro para rentabilizar a sua plataforma com mais anúncios em feeds.

E a LinkedIn está se tornando uma seção de classificados e o conteúdo de todos está se perdendo. Sim, de fato, a mídia social está crescendo e se tornando um bom adolescente.

E é hora de deixar seguir um pouco para que possamos crescer também. Aqui estão alguns pontos a ponderar, de como faremos isso.

#1. Não entre em pânico

A mudança é inevitável. Como reagimos à mudança é o fator determinante. O pânico não leva a nada, mas te faz perder um tempo precioso que você não tem.

Assim, como todos os nossos canais começaram a evoluir e, potencialmente, se tornaram gradativamente mais difíceis de gerir, primeiramente é preciso concordar em não entrar em pânico.

No momento da mudança, nós temos que ser cuidadosos, pensar e desacelerar. Quando fazemos isso, podemos articular bem para impactar positivamente os nossos produtos e nossa marca.

#2. Aceite

Não importa o quanto nós nos queixamos: essas empresas estão crescendo. E ao fazer isso, elas mudam as regras. E elas podem. Elas detêm o público. Que para nós profissionais de marketing valem ouro.

É aquela história de quem é o dono da bola ter lugar do time, sabe como é?!

A verdade é a seguinte: eles também sabem que os anunciantes vão pagar por isso. Vamos reclamar. Mas, no final, vamos reclamar e pagar. E para a plataforma (e seus acionistas) tudo o que importa é a parte pagante. Eles detêm os cartões. Você pode optar por deixar a plataforma e, enquanto você estiver fazendo isso, você irá se sabotar. Então, não é uma boa escolha.

#3. Faça as perguntas certas

Não me refiro aos gritos de o que faremos agora. Quero dizer a perguntas como: de onde temos tido sucesso orgânico até agora? O que aquele momento de sucesso significou para nosso resultado? Como podemos adaptar a mensagem para entregar mais valor? O que é o nosso valor público? O que podemos fazer para construir confiança? O que podemos fazer para nos acrescentar à conversa?

Estas são as perguntas que devem ser exploradas quando confrontadas com as grandes mudanças de nossas plataformas.

Você precisa fazer as perguntas certas para saber onde quer chegar.

Você precisa fazer as perguntas certas para saber onde quer chegar.

#4. Adapte

Junto com a mudança vem a adaptação.

Quando nossas plataformas mudam, devemos olhar para isso como uma oportunidade de revisitar a estratégia.

Veja isso com novos olhos e determine como podemos adaptar o que estamos fazendo para impactar sobre a mudança. Possivelmente nós nos tornamos menos humanos ao invés de nos tornarmos mais úteis.

Quando olhamos para o desafio de uma forma metódica, sem pânico, geralmente isso irá nos conceber diversas grandes soluções.

#5. Seja um aluno

O tempo é bom para nos tornarmos um estudante de mídias sociais e marketing de conteúdo.

Estude seus concorrentes. Estude sua categoria. Estude todas as pessoas que compram o seu produto. Estude as pessoas que não compram. Saiba o que eles querem.

Quando você é um estudante de seus clientes, você pode agregar valor e honrar o seu relacionamento com eles, de modo que as mudanças não irão danificar seriamente o trabalho que você fez.

Saber o que seus fãs e o que as pessoas valorizam em suas vidas irá fortalecer o relacionamento porque o foco estará onde deve estar: na experiência do cliente.

#6. Teste e aprenda

É natural que o mercado gaste muito tempo especulando sobre o que essas mudanças significam a longo prazo, mas, até começarmos a brincar com o nosso conteúdo, não podemos saber com certeza.

Você não vai saber o que está funcionando e o que não está a menos que você faça um plano para testar e aprender.

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Este artigo foi adaptado do original “Social Grows Up”, do social media explorer.

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