As mídias sociais estão evoluindo. Aprenda a crescer junto com elas
As mídias sociais são mais velhas do que pensamos. Os Listservs foram a primeira incursão na vida social e estavam vivos no final dos anos 70.
Mas, o mainstream social está se tornando um adolescente. Os adolescentes podem ser um bando descontroladamente frustrante. Eles mudam, têm atitude e um desejo único e ardente de apertar botões e converter desafios.
Houve um grande tumulto sobre como Facebook mudou seu algoritmo para dificultar o alcance das fanpages.
As pessoas têm dito que eles estão mordendo a mão que os alimenta. Já no Twitter, eles estão trabalhando duro para rentabilizar a sua plataforma com mais anúncios em feeds.
E a LinkedIn está se tornando uma seção de classificados e o conteúdo de todos está se perdendo. Sim, de fato, a mídia social está crescendo e se tornando um bom adolescente.
E é hora de deixar seguir um pouco para que possamos crescer também. Aqui estão alguns pontos a ponderar, de como faremos isso.
#1. Não entre em pânico
A mudança é inevitável. Como reagimos à mudança é o fator determinante. O pânico não leva a nada, mas te faz perder um tempo precioso que você não tem.
Assim, como todos os nossos canais começaram a evoluir e, potencialmente, se tornaram gradativamente mais difíceis de gerir, primeiramente é preciso concordar em não entrar em pânico.
No momento da mudança, nós temos que ser cuidadosos, pensar e desacelerar. Quando fazemos isso, podemos articular bem para impactar positivamente os nossos produtos e nossa marca.
#2. Aceite
Não importa o quanto nós nos queixamos: essas empresas estão crescendo. E ao fazer isso, elas mudam as regras. E elas podem. Elas detêm o público. Que para nós profissionais de marketing valem ouro.
É aquela história de quem é o dono da bola ter lugar do time, sabe como é?!
A verdade é a seguinte: eles também sabem que os anunciantes vão pagar por isso. Vamos reclamar. Mas, no final, vamos reclamar e pagar. E para a plataforma (e seus acionistas) tudo o que importa é a parte pagante. Eles detêm os cartões. Você pode optar por deixar a plataforma e, enquanto você estiver fazendo isso, você irá se sabotar. Então, não é uma boa escolha.
#3. Faça as perguntas certas
Não me refiro aos gritos de o que faremos agora. Quero dizer a perguntas como: de onde temos tido sucesso orgânico até agora? O que aquele momento de sucesso significou para nosso resultado? Como podemos adaptar a mensagem para entregar mais valor? O que é o nosso valor público? O que podemos fazer para construir confiança? O que podemos fazer para nos acrescentar à conversa?
Estas são as perguntas que devem ser exploradas quando confrontadas com as grandes mudanças de nossas plataformas.
#4. Adapte
Junto com a mudança vem a adaptação.
Quando nossas plataformas mudam, devemos olhar para isso como uma oportunidade de revisitar a estratégia.
Veja isso com novos olhos e determine como podemos adaptar o que estamos fazendo para impactar sobre a mudança. Possivelmente nós nos tornamos menos humanos ao invés de nos tornarmos mais úteis.
Quando olhamos para o desafio de uma forma metódica, sem pânico, geralmente isso irá nos conceber diversas grandes soluções.
#5. Seja um aluno
O tempo é bom para nos tornarmos um estudante de mídias sociais e marketing de conteúdo.
Estude seus concorrentes. Estude sua categoria. Estude todas as pessoas que compram o seu produto. Estude as pessoas que não compram. Saiba o que eles querem.
Quando você é um estudante de seus clientes, você pode agregar valor e honrar o seu relacionamento com eles, de modo que as mudanças não irão danificar seriamente o trabalho que você fez.
Saber o que seus fãs e o que as pessoas valorizam em suas vidas irá fortalecer o relacionamento porque o foco estará onde deve estar: na experiência do cliente.
#6. Teste e aprenda
É natural que o mercado gaste muito tempo especulando sobre o que essas mudanças significam a longo prazo, mas, até começarmos a brincar com o nosso conteúdo, não podemos saber com certeza.
Você não vai saber o que está funcionando e o que não está a menos que você faça um plano para testar e aprender.
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Este artigo foi adaptado do original “Social Grows Up”, do social media explorer.