Como estão seus investimentos em SEO? Você não acha de deveria destinar uma parte deles para o social media optimization?
Muitas empresas já estão familiarizadas com a ideia do social media optimization (SMO), mas muitas pessoas ainda não entenderam o que vão ganhar com esse trabalho.
Desde que o Google lançou o seu mais novo algoritmo (o beija-flor) as coisas começaram novamente a se voltar para a otimização do conteúdo para as mídias sociais.
Seja lá o que o Google pretendia fazer, agora o Google+, com seus +1 são o fator mais valioso no que diz respeito a novas maneiras de fazer SEO.
O Google também aumentou o valor sobre todas as ações sociais. O SEO tradicional está focado em construir links (quanto mais links para o seu conteúdo, maior a sua classificação nos resultados).
Alguns profissionais defendem os links como os votos a favor do seu conteúdo. Mas, eles ainda são importantes e, junto dos links, igualmente importantes são os sinais sociais, como as curtidas do Facebook, os compartilhamentos da LinkedIn, os retwets e os pins, da Pinterest.
5 dicas para otimizar conteúdo para mídias sociais
- Coloque tempo e esforço nas imagens que chamam atenção dos usuários. Use sempre imagens que chamam atenção das pessoas.
- Faça brainstorming dos títulos do seu blog: de um lado, porque são importantes no SEO, e do outro lado, para torná-los mais atraentes nas mídias sociais.
- Conheça alguns detalhes técnicos: edite gramaticalmente, ortograficamente todo o seu conteúdo e, monitore os links quebrados dentro dele. Use encurtadores como o Bitly, e mantenha as suas mensagens curtas em todas as plataformas, porque elas têm o maior engajamento.
- Verifique se seus posts têm ganchos e call to action. Tente sempre uma pergunta e, uma chamada como “clique para saber mais”.
- Incentive os comentários e responda-os 1-a-1.
Agora que você tem uma ideia melhor do impacto do SMO nos resultados de buscas e no seu engajamento online nas mídias sociais, você sabe como isso afeta diretamente a sua estratégia online.
Sobre o beija-flor, você já percebeu alguma mudança no desempenho do seu conteúdo desde que o Google atualizou seu algoritmo? Conte pra gente como você resolveu a situação utilizando os comentários abaixo.
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Este artigo foi adaptado do original, “What to expect in 2014: Social media optimization”, do Smartblogs.