Com o nascimento de novas tecnologias, mídias e canais, é preciso um novo perfil de profissional para fazer com que os negócios deem certo
A ascensão do Growth Hacker
O novo cargo de growth hacker está se integrando à cultura do Vale do Silício, mostrando que os códigos e a interface web são agora uma parte essencial de um bom profissional de marketing.
O growth hacker é uma mistura de marqueteiro e programador, aquele que olha para a questão tradicional de “como faço para conseguir clientes para o meu produto?” e responde com testes A/B, landing pages, índice de viralização, e-mail marketing, Open Graph e etc.
Além disso tudo, ele pratica o melhor do marketing direto, com ênfase em medição quantitativa, modelagem de cenários e banco de dados.
Se uma startup está pronta para produzir e vender, o growth hacker vai fazer com que o produto esteja pronto para fazer sucesso.
Depois do produto já estar no mercado, ele pode ajudar a otimizar os índices do dashboard sobre o que já está funcionando.
Esta não é apenas uma função. A equipe de marketing inteira deve ser envolvida. Em vez de um diretor de marketing com um grupo de analistas de marketing subordinados a ele, o growth hacker é um engenheiro liderando equipes de engenheiros.
O processo de integrar e otimizar o seu produto para a internet requer a eliminação das fronteiras entre marketing, produto, engenharia, de modo que eles trabalhem juntos para criar mercado.
Essas habilidades são de valor inestimável e podem mudar a trajetória de um novo produto. Pela primeira vez é possível que novos produtos partam do 0 para alguns milhões de usuários em poucos anos.
Pela primeira vez é possível que novos produtos partam do 0 para alguns milhões de usuários em poucos anos.
Grandes exemplos incluem Pinterest, Zynga, Groupon, Intagram, Dropbox. Novos produtos com tração incrível surgem a cada semana. Esses serviços com milhões de usuários são construídos em cima de plataformas novas e abertas.
Considerando que, em 1995 a internet tinha 16 milhões de usuários, hoje há mais de 2 bilhões de pessoas online. Em cima desses números sem precedentes, os consumidores utilizam plataformas de comunicação super virais que aceleram rapidamente a proliferação de novos produtos.
Antes de nossa época atual, a disciplina de marketing contava com os únicos canais de comunicação que poderiam chegar ao 10 milhões de pessoas: jornais, televisão, conferências, e lojas de varejo.
Para falar com esses canais eram preciso agências de publicidade, relações públicas, palestras e desenvolvimento de negócios. Hoje os canais de comunicação tradicionais são fragmentados.
A maneira mais rápida de espalhar seu produto é distribuí-lo em uma plataforma usando APIs em vez de MBAs.
O papel do diretor de marketing, pensado para ser um papel não técnico, está rapidamente desaparecendo e em seu lugar, uma nova raça híbrida de marqueteiros e programadores tem surgido.
Airbnb, um estudo de caso
Vamos utilizar o case do Airbnb para ilustrar essa mentalidade. Mas, primeiramente vamos apresentar a LCM, a Lei dos Cliques de Merda:
Com o tempo, todas as estratégias de marketing resultam em taxas de cliques baixíssimas, ou melhor, de merda.
O inverso dessa lei é que se você é o primeiro do seu mercado, você pode ter mais resultados por conta da novidade e da falta de concorrência.
Isso representa uma oportunidade atraente para a equipe de growth hacking que sabendo o que está fazendo, pode fazer uma integração em uma grande plataforma e alcançar uma vantagem no início.
O Airbnb fez exatamente isso, com uma integração incrível no Craigslist. Eles já escolheram uma plataforma com 10 milhões de usuários. O Airbnb foi integrado de forma simples e totalmente funcional.
Certamente um profissional de marketing tradicional não teria visto essa oportunidade, ou nem saberia que isso era possível.
Parece simples, não?
A parte mais impressionante é que isso não é feito através de nenhuma aplicação pública da Craigslist. Para encurtar a história, esse tipo de integração não é trivial. Há muitos pequenos detalhes a serem observados, e provavelmente essa integração tomou bastante tempo para ser aperfeiçoada.
Mas, na prática, a coisa toda ficou bem fácil:
Nenhum marqueteiro tradicional perceberia isso
Vamos ser honestos, um profissional de marketing tradicional não iria mesmo imaginar a integração que mencionamos. Há muitos detalhes técnicos não mencionados para que ela possa acontecer.
Como resultado, ela só poderia ter saído da cabeça de um engenheiro encarregado de resolver o problema de aquisição de clientes através da Craigslist. Não se sabe o retorno que o Airbnb está conseguindo por conta disso, mas a ação é impressionante.
Ele bate em um canal de marketing de enorme volume e baixa concorrência, e constrói uma função que beneficia o produto.
O melhor de tudo é que no final todos saem ganhando: tanto para as pessoas que alugam suas casas, quanto os locatários, que vêm listagem melhores com fotos e descrições.
Este é apenas um estudo de caso, mas com essa integração, um novo produto é capaz de competir não só em recursos, mas em uma estratégia de distribuição.
Desta forma, 2 produtos idênticos podem ter milhares de resultados diferentes, apenas com base em quão bem integrado ele estiver com plataformas como Twitter, Facebook, Craigslist e outras.
É um novo momento para uma nova geração de criativos, marqueteiros e engenheiros que estão surgindo.
Para resumir
- Pela primeira vez, superplataformas como Facebook e Apple fornecem exclusivamente o acesso à mais de 10 milhões de pessoas.
- A disciplina de marketing está mudando de pessoas centradas em atividades para pessoas centradas em tecnologia.
- Growth hackers são o híbrido da competência de marketing e de programadores necessários para prosperar na era das plataformas.
- Airbnb fez uma integração incrível com a Craigslist.
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Este artigo foi adaptado do original, “Growth Hacker is the New VP Marketing”, do Andrew Chen.