Que tal usar a mídias sociais para acelerar suas vendas? Aqui está o passo-a-passo para isso
O monitoramento da internet ajudou as empresas em muitos mercados em e áreas relevantes aos negócios.
As empresas tiram proveito do fato de poderem facilmente acessar o conteúdo que outros publicam a respeito de seus produtos, e em seguida, aproveitar essas informações.
Exceto para aplicações tradicionais de monitoramento de mídias sociais, tais como análise de ruído, ou extraindo percepções sobre autores, você também pode usá-lo como uma ferramenta para encontrar novos clientes.
Aqui estão alguns passos que você precisa seguir se quiser utilizar a escuta social a seu favor.
#1. Pense nas necessidades dos seus clientes potenciais
Você precisa se colocar no lugar do seu cliente potencial e pensar sobre como ele iria comunicar a demanda por seus produtos ou serviços na internet.
Por exemplo, se você trabalhar com aluguel de carros, provavelmente estará buscando por pessoas que precisam de um carro para alugar em sua área.
Considere todas as possibilidades em que os usuários podem estar compartilhando essas informações na internet.
@LOVING_ME_WELLL If you’re looking for car hire try these http://t.co/mTsWPWl1Sh
— David Boom (@david1955boom) 6 maio 2015
#2. Selecione palavras-chaves eficientes
Quando você descobrir quais são as formas mais comuns que os usuários expressam suas necessidades para produtos ou serviços específicos, tente desenvolver palavras que você vai usar para pesquisar valiosas oportunidades.
Quanto mais específicos forem seus resultados, mais precisas serão suas oportunidades.
Se você estiver, por exemplo, procurando pessoas interessadas em alugar um carro em Londres, você deve selecionar as palavras-chaves “rente a car” como principal, e “London” como palavra necessária.
Se você ainda receber muitos resultados que incluem ofertas de sua competição também poderá introduzir nomes de outras empresas de aluguel de carro como palavras excluídas.
#3. Verifique os resultados regularmente
Se você procura manualmente por conteúdo (por exemplo, usando hashtags), ou você alguma ferramenta de monitoramento, você deve rever os resultados regularmente.
Por que isso é tão importante? Primeiro de tudo, você não quer que o conteúdo se amontoe e torne impossível encontra-lo. Em segundo lugar, a concorrência pode ultrapassar você se você estiver muito devagar.
#4. Seja sensível
Dependendo do tamanho da sua empresa, você deve ter pessoas que podem responder a seus clientes potenciais.
Seja um gestor de comunidades online, gerente de vendas, ou toda a equipe, esses profissionais devem ser capazes de tirar um tempo para interagir com os usuários.
Dessa maneira, você poderá aumentar significativamente o número de novos clientes.
@frolle nice afternoon! you must try also @brand24 🙂
— Martyna Tarnawska (@mtarnawska) 29 abril 2015
#5. Mensure os efeitos
Lembre-se que se uma abordagem funciona para uma empresa, isso não significa que vá funcionar para uma outra empresa.
Quando você conversa com seus clientes em potencial, teste diferentes abordagens. Seu público pode ser mais ou menos cético a essas interações, e você precisa adaptar sua linguagem e atitude a eles.
___
Este artigo foi adaptado do original, “5 Steps to Get More Sales with Social Listening”, do Brand24.