Se você acha que já sabe tudo que precisa saber, esses livros vão fazer você rever seus conceitos
As maiores lições que podemos aprender provavelmente serão o resultado de nossa própria experiência.
Mas os empreendedores também podem aprender muito com os conselhos e as experiências dos outros, enquanto nós nos permitimos aprender coisas.
Talvez você estivesse na escola na última vez que você ouviu isso, mas é tão verdadeiro hoje como naquela época: uma das melhores maneiras de ganhar informação, inspiração e educação é através da leitura.
Como empreendedores, os livros nos permitem encontrar valores inestimáveis para o sucesso profissional.
Considere os seguintes livros e as lições que eles podem eventualmente proporcionar a sua empresa.
#1. Primeiro o mais importante
Como empreendedores, nós já sabemos que o nosso bem mais valioso é o tempo, mas nem todo empreendedor sabe como usar corretamente esse tempo.
À primeira vista, Primeiro o mais importante pode aparecer mais um livro de produtividade, mas, como você vai aprender, a verdadeira produtividade é não apenas sobre fazer as coisas que realmente importam com o tempo que você tem.
Embora muitas pessoas conhecem Covey apenas pelo seu livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, este livro se concentra com o hábito mais importante: fazer primeiro o mais importante.
Qualquer pessoa que implementar até mesmo uma fração do que está descrito neste livro deve começar a ver uma mudança dramática em sua vida.
#2. Built to sell
Você pode ter ouvido de alguém o conselho “tenha uma estratégia de saída” ao iniciar um negócio.
Mas muitos empreendedores não consideram o que é necessário para realmente vender um negócio. Em “Built to sell”, John Warrillow apresenta um caso convincente para os empreendedores abordarem seus negócios com a perspectiva de vende-lo um dia.
Enquanto isso pode parecer contra intuitivo para o empreendedor apaixonado que ama o seu trabalho e não gostaria de parar de fazer isso, a verdadeira sacada dessa abordagem é que ela pode ajudar os leitores a criar mais valor em seus negócios.
Não só este livro é uma leitura obrigatória, mas também é escrito como uma história, o que significa que você não deve ter nenhum problema em acompanha-lo – ao contrário de outros livros de negócios que funcionam como manuais.
#3. Escolha você!
O autor James Altucher provavelmente vai mexer com a sua cabeça quando você ouvir a sua história.
Existem 2 momentos cruciais para cada empreendedor: o primeiro é quando eles escolhem se tornar um empreendedor. E a segunda é quando eles assumem 100% da responsabilidade por seu sucesso ou fracasso.
Escolha você é sobre a segunda parte: assumir a responsabilidade.
Não é suficiente simplesmente querer o sucesso ou acreditar na sua possibilidade. Em vez disso, cada empreendedor precisa enfrentar a realidade de que ninguém é responsável por você.
Altucher fala por experiência, como alguém que já passou por várias reviravoltas que podemos ficar animados e frustrados com elas.
Mas ao final de sua história, você vai chegar à mesma conclusão que ele: devemos escolher a nós mesmos se quisermos ter sucesso. Este livro pode ser um sinal de alerta para os empreendedores que não tenham tomado as rédeas de suas vidas e dos negócios.
#4. Maestria
Você pode conhecer o autor desse livro, Robert Greene por seus outros livros:
- A arte da sedução.
- As 33 estratégias da guerra.
- As 48 leis do poder.
- A 50ª lei.
O que podemos levar em consideração sobre esse novo livro de Greene, Maestria são os seguintes princípios:
O valor da aprendizagem: muitos empreendedores querem fingir ter determinada habilidade, em vez de dedicar tempo para realmente desenvolver as habilidades necessárias para ter sucesso.
O mito de que as coisas estão sendo reservadas para pessoas “especiais”: é fácil olhar pra um empreendedor de sucesso na capa de uma revista e achar que ela foi abençoada com a sorte, ou com genes melhores.
As pessoas trilham o mesmo caminho até dominar alguma coisa. E esse caminho contém fracasso, revés e às vezes anos de peregrinação.
A única coisa especial sobre as pessoas que alcançam o domínio em alguma coisa é a sua decisão de ficar e continuar sendo comprometida.
___
Este artigo foi adaptado do original, “4 Books Every Entrepreneur Must Read”, da Entrepreneur.