As críticas mexem com nosso brilho. Mas, precisamos estar abertos a elas
Na semana passada, Hillary Clinton falou na conferência anual Women in the World Summit.
O melhor momento da conversa foi quando ela deu seu conselho para os jovens profissionais, dizendo que é importante levar as críticas a sério, mas não pessoalmente.
Em outras palavras, lidar com o feedback difícil que você invariavelmente vai receber na sua vida profissional pode ser algo complicado.
Por um lado, sabemos que não estamos atendendo às expectativas e ficamos sabendo das percepções negativas que as outras pessoas têm de nós. E essa é a única maneira de aprendermos a crescer como profissionais.
Por outro lado, deixar que cada palavras lhe machuque é uma maneira rápida de levar as coisas para o lado pessoal e pensar que as pessoas não gostam de você.
Isso, muitas vezes, é mais fácil dizer do que fazer. Então, reunimos algumas dicas que podem ajudar você a entender as críticas da maneira certa, e não tornar as coisas dolorosa.
Primeiramente é preciso aprender a tratar as críticas que você recebe. Faça 2 listas: uma sobre o que as pessoas estão erradas e, outra sobre as coisas que elas podem estar certas.
Da próxima vez que você receber críticas, faça 3 colunas:
- O que eles disseram.
- O que há de errado com o feedback.
- O que pode estar certo.
O próximo passo? Entre no modo de resolução de problemas. Olhe para a coluna 3 e pergunte a si mesmo: se a crítica foi 100% verdadeira, o que eu deveria fazer? Ou então, uma alternativa: se alguém que eu conheço receber essa crítica, o que você iria fazer?
Permita que a sua mente mude de pensar no que fez de errado, para entender o que pode fazer para melhorar no futuro.
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Este artigo foi adaptado do original, “The Secret to Taking Criticism Seriously – Not Personally”, do The Muse.