Muitas vezes é preciso parar tudo para nossas ideias e projetos não irem para o ralo. Mas essa atitude só vai apressar o seu fracasso
Em algum momento, o mundo (o projeto, o empreendimento) se torna tão caótico e perigoso que precisamos sacrificar a lei em troca da ordem.
A pergunta que não quer calar é: quando?
Quando é hora de declarar lei marcial, ou algo parecido com isso dentro da sua empresa?
Quando você abandonar o seu projeto, metas ou plano porque o chefe é histérico? Quando você sai de seus planos de longo prazo e encara o crescimento via conta-gotas porque seu fluxo de caixa está apertado?
Quando você se suspende um conjunto de princípios valorizados, para preservar aquilo que você começou a construir, em primeiro lugar?
Quando Richard Nixon estava em sua tarefa mais megalomaníaca, ele estava disposto a suspender qualquer lei para preservar aquilo que ele enxergava como sendo a ordem.
Empreendedores falidos e líderes de projetos caem na mesma armadilha: eles se sentem como, se desta vez, realmente fosse o fim da estrada, e jogar fora alguns princípios acaba sendo tentador.
Você provavelmente já conheceu pessoas assim, que declaram esse tipo de emergência 10 vezes por ano.
A história está cheia dessas pessoas, que apertaram o botão vermelho, uns brevemente, outros por muito tempo. Nem sempre abrir mão vão ajudar você no longo prazo.
Às vezes, os problemas já aparecem em pleno curto prazo.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Law and order”, do blog do Seth Godin.