O que é motivação pra você? Se ela tiver a ver com Maslow, tá na hora de repensar
Em algum momento de suas carreiras, a maioria dos líderes têm, tanto consciente quanto inconscientemente, tentado justifica sua abordagem sobre a motivação na hierarquia das necessidades de Maslow.
A ideia de Maslow de que as pessoas são motivadas pela satisfação de nível inferior das necessidades, tais como alimentação, água, abrigo e segurança, antes que possam ser motivadas por necessidades de nível mais elevado, como auto-realização é a teoria de motivação mais conhecida no mundo.
Não há nada de errado em ajudar as pessoas a satisfazerem o que Maslow caracteriza como as necessidades de nível mais baixo.
A melhoria das condições e a segurança no local de trabalho deve ser aplaudida como a coisa certa a fazer.
Mas a verdade é que as pessoas podem experimentar um nível superior de motivação a qualquer hora, e em qualquer lugar.
Apesar da popularidade da hierarquia de Maslow, não há muitos dados recentes que apoiam essa abordagem.
A ciência contemporânea – especificamente as centenas de pesquisas sobre teoria da autodeterminação do dr. Edward Deci – aponta para 3 necessidades psicológicas universais.
Se você realmente quer tirar vantagem dessa nova ciência – em vez de se concentrar em uma pirâmide – você deve se concentrar em: autonomia, relacionamento e competência.
A autonomia
A autonomia é a necessidade das pessoas perceberem que têm escolhas, que o que estão fazendo é por vontade própria, e que são a fonte de suas próprias ações.
Para promover a autonomia:
- Tenha metas e cronogramas com informações essenciais para assegurar o sucesso das pessoas, em vez de normas de conduta, ou responsáveis que precisem autorizar qualquer movimento.
- Abstenha-se de incentivar as pessoas através de concursos e jogos. Poucas pessoas têm conseguido mudar por conta da recompensa.
- Não aplique pressão. O máximo desempenho é o resultado de pessoas que agem porque escolheram agir, e não por que têm que agir.
O relacionamento
Aqui temos a necessidade das pessoas em se sentirem cuidadas e preocupadas pelos outros, se sentirem conectadas, sem preocupações com segundas intenções, e sentirem que estão contribuindo para algo maior que eles mesmos.
Os líderes têm uma grande oportunidade de ajudar as pessoas a encontrar significado em seu trabalho.
Aprofunde o relacionamento com essas ideias:
- Valide a exploração de sentimentos no local de trabalho. Esteja disposto a pedir às pessoas como elas se sentem sobre um projeto ou objetivo atribuído e ouvir sua resposta. Nem todo comportamento pode ser aceito, mas todo sentimento vale a pena ser explorado.
- Tire tempo para facilitar o desenvolvimento de valores das pessoas no trabalho – em seguida, ajude-os a alinhar esses valores com seus objetivos. É impossível relacionar o trabalho com os valores se os indivíduos não sabem quais seus valores.
- Conecte seu trabalho com as pessoas para um propósito nobre.
A competência
A competência é a necessidade das pessoas de sentirem eficazes todos os dias, através de desafios e oportunidades, demonstrando habilidades ao longo do tempo, e uma sensação de crescimento e florescimento.
Os líderes podem reacender o desejo das pessoas para crescer e aprender. Para desenvolver a competência das pessoas:
- Disponibilize recursos para a aprendizagem. Que mensagem enviar sobre os valores para a aprendizagem e desenvolvimento de competências em que os orçamentos de RH são a primeira vítima dos cortes?
- Defina metas de aprendizagem – não apenas os resultados orientados a metas de resultado.
- No final de cada dia, em vez de perguntar: “o que você conseguiu hoje?”, pergunte: “o que você aprendeu hoje? Como você cresce hoje em formas que vão ajudar e os outros amanhã?”.
Ao contrário das necessidades de Maslow, essas 3 necessidades básicas não são hierárquicas ou sequencial. Eles são fundamentais para todos os seres humanos e nossa capacidade de florescer.
A mensagem emocionante para os líderes é que quando as 3 necessidades são atendidas no local de trabalho, as pessoas experimentam a motivação de alta qualidade no dia-a-dia.
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Este artigo foi adaptado do original, “Whats Maslow’s Hierchy Won’t Tell You About Motivation”, da Harvard Business Review.