Está precisando diversificar e intensificar suas estratégias de conteúdo? Aqui estão alguns caminhos a seguir
Social media marketing ainda é legal, mas há um novo membro no grupo. O seu nome é marketing de conteúdo.
Então, quando você pensa sobre isso, o que impulsiona o tráfego na web social são 2 coisas importantes.
- Conteúdo multimídia grandioso; e
- Redes sociais que distribuem em alta velocidade.
Quanto melhor o conteúdo e melhor engajados nas redes sociais, mais visível se torna a sua marca. Isso cria a consciência de marca, inquéritos, leads e vendas.
É sobre ser onipresente.
Você também já deve ter ouvido falar sobre marketing de conteúdo um milhão de vezes, mas o quanto de esforço que você realmente coloca em seu conteúdo?
Você está usando todos os métodos que você deveria? Confira essas 10 melhores táticas que você precisa adotar em sua estratégia de marketing de conteúdo e inspire-se.
#1. Blog
Se você não tem um blog, ou se é muito ausente, então você precisa começar a mudar suas prioridades.
Um blog não irá só melhorar as suas técnicas de SEO, mas ele vai dar a sua marca mais autoridade, criar melhores relacionamentos com os clientes e atrair mais tráfego para seu site.
Então, o que você tem a perder? Não basta confiar em seu próprio blog, pesquise bloggers influentes que você pode convidar para postar para, ajudar a obter mais visualizações sobre o seu conteúdo.
Coloque em ação:
- Descubra o que seu público quer ler.
- Crie um conteúdo interessante, compartilhável em uma base semanal.
- Convide blogueiros influentes para postar.
#2. E-Books
Não temas, um e-book não precisa ser um longo romance. É a maneira perfeita de proporcionar a seus visitantes um conteúdo interessante para ler – e profundo o suficiente para ser chamado de “livro.
Também é ótimo para ganhar mais contatos de e-mail para que você possa oferecer o e-book como um incentivo para eles se inscreverem em sua newsletter.
Certifique-se que cada página seja útil e contrate um designer para garantir que fique visualmente incrível.
Mantenha frases curtas e use pontos para ajudar com o fluxo do livro. Estatísticas e citações respeitáveis também são uma ótima maneira de fazer backup de suas declarações com os fatos.
Coloque em ação:
- Torne visualmente atraente.
- Adicione estatísticas, números e citações.
- Ofereça-o como um incentivo livre para os clientes assinarem seus e-mails
#3. Vídeo
Você sabia que o vídeo é a forma mais envolvente de se conectar com seu público? De acordo com a Forrester Research, um vídeo 1 minuto vale 1,8 milhões de palavras.
Isso porque um vídeo é tão fácil de digerir e é muito mais memorável do que o texto.
O melhor tipo de vídeo que você pode criar para o seu negócio é um vídeo explicativo, e estes tendem a vir na forma de animação, ou screen recorded.
Se você quer criar um vídeo, então você precisa pensar em seus clientes. Pense nos problemas que eles enfrentam, e como você vai além na resolução desses problemas – e use isso como base para a sua história.
Coloque em ação:
- Apresente as melhores partes de seu produto em um vídeo explicador.
- Pense sobre os problemas que seus clientes enfrentam e mostre como você resolve esses problemas.
#4. Infográfico
Os infográficos são estatísticas, números e são a maneira perfeita para demonstrar o seu ponto de vista rapidamente.
Quando se trata de criar o seu infográfico, você precisa pensar em contar uma história. Certifique-se de fazer muita pesquisa para encontrar as estatísticas corretas e a história certa que você quer contar.
Uma ótima dica seria a realização de uma pesquisa para que você tenha algo mais recente e até fatos possíveis de data. Aqui está um exemplo de um post com um infográfico incluído.
Se precisar de mais alguma inspiração, confira Visual.ly, site cheio de infográficos criativos.
Coloque em ação:
- Conte a história utilizando um design poderoso e estatísticas.
- Realize pesquisas para coletar os fatos mais recentes.
- Compartilhe em blogs, mídias sociais e comunidades.
#5. Apresentações Slideshare
SlideShare é uma maneira impressionante de mostrar o conteúdo que você cria – com 60 milhões de usuários globais, é realmente a maior plataforma de marketing de conteúdo do mundo.
Como você poderia esperar da marca SlideShare, o serviço é comumente usado para exibir apresentações, que os usuários podem clicar através de slide-a-slide.
Mas isso é apenas a superfície; Você também pode enviar e compartilhar infográficos, documentos, PDFs, webinars, e até mesmo vídeos.
É uma ótima maneira de distribuir seu conteúdo, aumentar a conscientização da marca e estabelecer o seu negócio como uma autoridade em seu campo.
Coloque em ação:
- Certifique-se de compartilhar todo o seu conteúdo no SlideShare.
- Monitore sua conta SlideShare para os comentários – o seu conteúdo pode alcançar um público enorme do SlideShare e criar oportunidades valiosas para o seu negócio.
#6. Mídias sociais
As mídias sociais são a maneira perfeita de mostrar sua personalidade e seu conteúdo. Você precisa ser estratégico com seus posts, conectá-los para diferentes plataformas sociais.
As discussões são ótimas para as mídias sociais e uma maneira muito atraente para se conectar com seu público.
No Google+ e LinkedIn, você pode participar de comunidades e grupos que são relevantes para os seus clientes e iniciar as discussões.
No Twitter é um pouco diferente, porque você só tem 140 caracteres para brincar, mas organizar chats como “#contentchat” realmente ajuda a trazer consciência para sua marca.
A ideia é que use a mesma hashtag com o mesmo tema, ao pedir ou responder a quaisquer perguntas relacionadas com o tema do chat.
Quando se trata de Facebook, pense em injetar a sua personalidade e postar muitas imagens divertidas para conseguir curtidas, compartilhamentos e comentários.
Coloque em ação:
- Criar discussões – fazer perguntas ao público.
- Seja você mesmo – mostre sua personalidade.
- Fazer parceria com especialistas da indústria para criar um chat online envolvente.
#7. E-mail marketing
Nunca subestime o poder do e-mail marketing. Se as pessoas já se inscreveram em seus e-mails, então as chances são de que eles querem ouvir você.
Mas, não se esqueça de fornecer seus contatos com conteúdo útil, em vez que existe uma pequena barragem de discurso de vendas.
Existem muitos diferentes tipos de conteúdo que você pode enviar aos seus clientes, incluindo; concursos, blogs, e-books, convite de eventos e exclusividades.
Certifique-se de dar aos seus clientes um incentivo para se inscrever e seguir adiante, a fim de aumentar a confiança do cliente.
Coloque em ação:
- Envie conteúdo útil e compartilhável com lista de e-mail.
- Não tente constantemente vender agressivamente algo para seus clientes.
- Coloque “inscrever” de forma visível em seu site com exemplos de motivos para se inscrever.
#8. Relações Públicas
A essência do RP é criar conscientização de marca, então o marketing de conteúdo se encaixa perfeitamente nesse ideal.
A criação de um comunicado de imprensa é uma ótima maneira de atrair a atenção para os últimos acontecimentos de sua empresa.
Isso realmente depende de sua indústria, como o que seu comunicado de imprensa pode ser, mas pense em algo sobre o prêmio que você ganhou, novas parcerias, ou eventos de caridade.
Coloque em ação:
- Crie uma imprensa que as pessoas vão querer ler.
- Publique seus comunicados de imprensa em blogs, sites de RP e envie para publicações.
- Pense fora da caixa.
#9. Webinars
Hospedar um webinar pode ser ótimo para o marketing de conteúdo. Pense em convidar especialistas da indústria, clientes ou potenciais clientes para juntar-se com o webinar e iniciar uma discussão.
Você pode falar sobre seus produtos, responder a perguntas frequentes, dar um insight para o mercado, ou mesmo perguntar a seus clientes para falarem sobre por que eles decidiram trabalhar com você.
O segredo para um webinar de sucesso é criar um grande conteúdo, gravá-lo, e em seguida, coloque-o em seus canais sociais, a fim de atingir um grande público.
Coloque em ação:
- Convide seus clientes, potenciais clientes e especialistas da indústria para se juntar com o webinar.
- Faça um plano antes de gravar tudo o que você quer discutir.
- Depois de terminar, compartilhe em seus canais sociais e blog.
#10. Depoimentos
Depoimentos continuam a ser uma ferramenta valiosa para estabelecer confiança. Histórias de sucesso de clientes são uma maneira poderosa para construir empatia com os clientes potenciais, e convencê-los de que o serviço vale muito de seu tempo e dinheiro.
Uma vez que você trabalhe com algumas pessoas, peça que avaliem o serviço e, em seguida, você pode começar a apresentar esses depoimentos em seu site.
Mesmo se você receber feedback negativo, você sempre pode aprender com ele e melhorar essas coisas no futuro.
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Este artigo foi adaptado do original, “10 Tactics You Must Use in Your Content Marketing Strategy”, de Jeff Bullas.