O maior motor de busca do mundo, o Google, oferece uma série de oportunidades de publicidade para seus anunciantes
O potencial para atingir os clientes certos é enorme. Para isto, o Google disponibiliza seus anúncios, também conhecidos como links patrocinados.
Uma de suas grandes vantagens é que a publicidade dos links patrocinados não está restrita apenas às grandes corporações e líderes de segmentos no mercado. Mesmo empresas menores, incluindo profissionais liberais e varejistas locais, podem ter grande sucesso ao anunciar seus negócios no Google.
Quando se trata de aproveitar ao máximo cada centavo investido em publicidade, a divulgação no Google é a melhor opção.
Mas, quais são as vantagens de divulgar uma empresa no Google?
A Maior Base de Clientes do Mundo
Uma dos benefícios oferecidos pelo Google é que você tem a oportunidade de direcionar seus anúncios para qualquer pessoa no mundo. Ao configurar suas campanhas, você pode optar por divulgar seus anúncios em todo um continente, em apenas um país, um estado específico, ou mesmo selecionando somente alguns bairros ou ruas.
E toda a gestão dos links patrocinados pode ser realizada de forma simplificada, dentro de sua própria casa.
São realizadas milhares de buscas no Google a cada segundo. Em outras palavras, isto significa que os empresários podem alcançar elevados lucros todos os dias, inclusive enquanto estiverem dormindo ( sonho de todo mundo ).
Segmentação
A publicidade do Google atinge os clientes no exato momento em que eles estão procurando por um produto ou serviço. Para isso, são utilizadas as palavras-chave para dispararem o anúncio.
Por exemplo, uma empresa que venda perfumes importados em São Paulo, poderá selecionar a palavra-chave “perfumes importados SP” para acionar seus anúncios.
Assim, toda vez que um usuário digitar “perfumes importados SP”, no Google, o anúncio poderá aparecer. Outras centenas ou milhares de palavras-chave podem ser adicionadas às campanhas, fazendo com que o alcance e segmentação dos anúncios seja potencializado.
Nota-se que, com a publicidade do Google, o empresário não precisa se preocupar em criar a demanda. Na verdade, ela já existe. E os anúncios só serão exibidos para pessoas que já estão interessadas em adquirir tais produtos ou serviços.
Benefícios x Custos
O benefício da publicidade no Google supera em muito os custos envolvidos.
As campanhas são fáceis de serem criadas e gerenciadas. Além disso, visto que o processo de aprovação é bastante rápido, os anúncios passam a ser exibidos sem demora, muitas vezes, em questão de minutos. Assim, os resultados costumam ser instantâneos.
O que faz com que o investimento em links patrocinados seja altamente vantajoso, é que você só paga pelos cliques recebidos. Na publicidade tradicional das revistas, jornais e TV, você paga para que seus anúncios sejam vistos.
No Google, se alguém vir seu anúncio, mas não clicar sobre ele, você não pagará nada por isso. O anunciante só é cobrado quando o potencial cliente clicar no anúncio.
Para não ser surpreendido por custos muito elevados, além daquilo que você pode investir em publicidade, o Google especifica um orçamento diário máximo.
Assim, o anunciante determina o valor máximo que está disposto a pagar por dia. Se por acaso, seu orçamento máximo se esgotar, os anúncios param de ser exibidos naquele dia, e só voltarão a ser ativados no dia seguinte.
O valor por cada clique também é definido pelo anunciante. Trata-se do Custo Por Clique (ou CPC). Ele especifica quanto quer pagar por cada clique recebido, em um sistema de leilão.
Com base na qualidade dos seus links patrocinados, e não somente no lance dado neste leilão, o Google determinará em qual posição o anúncio deverá ser exibido nos resultados de pesquisa.
Controle
É difícil controlar aquilo que não se pode medir. Com o Google, o empresário ou profissional de marketing tem acesso a todos os dados necessários para avaliar o alcance de suas campanhas, e o que precisa ser mudado para otimizá-las ainda mais.
O Google oferece um sistema de gestão dos seus links patrocinados bastante amigável e intuitivo. Nele, é possível obter dados precisos sobre diversos aspectos de suas campanhas, tais como: números de vezes em que o anúncio foi visto, número de cliques recebidos, qual o custo por visitante, custo por campanha, custo por conversão, etc.
Conclusão
Analisando o que está envolvido na publicidade do Google, pode-se facilmente chegar à conclusão de que o Google é o canal de marketing mais vantajoso disponível para quem quer entregar seus anúncios para as pessoas certas no momento certo. Trata-se da campanha de marketing mais poderosa, eficaz e simples que você pode utilizar.
__
Este artigo foi escrito por Guilherme Coutto, consultor de SEO e marketing digital, além de autor no blog Marketing Digital Dicas.